Câmara de Águeda e d’Orfeu celebraram protocolo de cooperação

665
Foto d'Orfeu.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara Municipal de Águeda e a d’Orfeu – Associação Cultural assinaram, esta semana, um protocolo de cooperação plurianual para apoiar as atividades desta coletividade cultural no quadriénio até 2026.

“Afirmar, cada vez mais, Águeda como um concelho produtor de arte e cultura é uma das áreas prioritárias da ação municipal, seja através da promoção de atividades e iniciativas culturais por todo o concelho, nos diferentes equipamentos culturais, numa lógica de descentralização da cultura, seja pelas parcerias e relação de proximidade que estabelecemos com as coletividades e agentes culturais”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o protocolo com a d’Orfeu liga-se precisamente a esta propósito.

Promover, dinamizar e difundir a cultura, nas suas várias expressões, é um investimento que o Município de Águeda assume e que é evidente pelos apoios regulares às coletividades culturais do concelho, nomeadamente no que respeita à formação artística.

O apoio concedido pelo Município à d’Orfeu vai ter uma aplicação nas atividades a realizar até 2026, reconhece a dinâmica cultural da associação que tem um cartaz expressivo de atividades que atraem milhares de pessoas todos os anos e o papel que desempenha no panorama cultural no concelho, região e país. A atividade cultural que a d’Orfeu desenvolve tem expressão no Estatuto de Utilidade Pública e no apoio que goza junto do Estado, através do Ministério da Cultura, organismo que lhe atribuiu ainda o estatuto de “Superior Interesse Cultural”.

“A d’Orfeu é um parceiro relevante para a implementação desta política de afirmação cultural que extravasa o âmbito local ou regional”, refere ainda Edson Santos, sublinhando que o Município pretende “continuar esta ligação ao trabalho desenvolvido por esta estrutura associativa que, a par de uma reconhecida capacidade profissional ao nível da produção cultura, pratica o modelo associativo de sem fins lucrativos”.

A parceira que agora é reafirmada com este protocolo, demonstra em mais-valias no que respeita à criação, desenvolvimento e fidelização de público cultural em Águeda, para além de promover boas práticas culturais junto do movimento associativo e que são apontadas como referência.

“É de manifesto interesse municipal apoiar a regularidade das atividades culturais que a d’Orfeu assume em Águeda e a partir de Águeda, potenciando, dessa forma, o reforço dos impactos culturais e da projeção que as suas iniciativas têm e que promovem o concelho cá e além-fronteiras”, salientou Edson Santos, frisando que a dinâmica do protocolo estabelecido com a associação assenta em três pilares: formação, projetos comunitários e criação artística.

De entre as atividades que a d’Orfeu – que irá receber um subsídio anual de 60 mil euros em cada um dos quatro anos do protocolo – irá realizar contam-se as coproduções com o Município de Águeda, como o Festival Gesto Orelhudo (22.ª, 23.ª, 24.ª e 25.ª edições); o Festival i! artes para público infantil e familiar” (14.ª, 15.ª, 16.ª e 17.ª edições); do Festim – Festival Internacional de Músicas do Mundo; do OuTonalidades – circuito português de música ao vivo (27.ª, 28.ª, 29.º e 30.ª); e do Congresso de Bastidores, evento formativo/profissional, que, a partir de 2024, inclui showcases do OuTonalidades.

A d’Orfeu, que irá associar a marca “Águeda” a toda a criação artística e de itinerância dos seus espetáculos, bem como a todas as suas ações de mobilidade internacional, irá também, no âmbito do protocolo estabelecido, desenvolver o projeto comunitário OCA, que engloba várias sessões semanais de formação e que irá resultar num espetáculo anual na cidade.

Paralelamente, a d’Orfeu irá acolher e dinamizar várias atividades de formação e desenvolvimento de públicos em comunidade, bem como irá colaborar no planeamento da programação das residências artísticas em períodos específicos, durante o ano.

Câmara de Águeda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.