“Caldeirada de Peixe” retratada em azulejaria tradicional decora mercado de Ovar

2792
Painel comunitário 'Caldeira de Peixe'.

O mercado municipal de Ovar passou a ostentar, esta quinta-feira, um painel de azulejo comunitário intitulado “Caldeirada de Peixe”, assinalando, assim, o arranque das comemorações do Dia Mundial do Turismo, mais uma vez, no âmbito de uma programação organizada conjuntamente pelos municípios de Ovar, Murtosa e Estarreja.

A inauguração da obra de arte azulejar, que faz jus às tradições de cerâmica decorativa do concelho vareiro, exposta em diversas fachadas, algumas das quais recuperadas por ação de um ateliê próprio em atividade no município local, foi seguida de representações etnográficas com ranchos folclóricos locais e degustações preparadas por confrarias gastronómicas, a que não faltou uma sardinhada.

O painel comunitário com 1400 azulejos começou produzido aquando da iniciativa ‘Maio do Azulejo’19’ , que promover oficinas de pintura por onde passaram mais de mil pessoas, entre população em geral, alunos das escolas do concelho, membros de coletividades locais e até visitantes, incluindo estrangeiros.

Entre as suas características, destacam-se as referências a temas regionais, como o mar, a ria, a pesca e a gastronomia, atualmente alavancas importantes da atividade turística dos municípios ribeirinhos.

Na sexta-feira, decorrerão vários eventos nos três concelhos, incluindo visitas aos principais pontos turísticos.

O périplo irá passar, entre outros locais, pelo circuito de Arte Urbana e a Casa Museu Egas Moniz em Estarreja, o ‘Percurso do Azulejo’, o Museu Escolar Oliveira Lopes e a Igreja de Válega, no concelho de Ovar, assim como uma visita ao COMUR-Museu Municipal (antiga fábrica das enguias) e um passeio de moliceiro na Murtosa.

Artigo relacionado

Municípios de Ovar, Estarreja e Murtosa assinalam Dia Mundial do Turismo

Publicidade, Serviços & Donativos