Cabeço Santo: Um projeto único em Portugal

2153
Escolas Amigas do 'Cabeço Santo'.
Smartfire 728×90 – 1

O projeto “Escolas Amigas do Cabeço Santo” pretende estabelecer parcerias com escolas da região para ações de educação ambiental e saídas de campos.

Paulo Domingues *

O Projecto Cabeço Santo, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, organizou uma saída de campo em Belazaima do Chão, no dia 14 de março.

A atividade visou promover a sensibilização sobre a floresta entre estudantes, nomeadamente através de uma pequena ação de formação sobre o controlo de plantas invasoras e a plantação de espécies nativas em áreas com interesse para a conservação.

O evento marcou o arranque do programa “Escolas Amigas do Cabeço Santo”. O Coordenador do Projeto Cabeço Santo, Prof. Dr. Paulo Domingues, e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, Dr. Francisco Vitorino, assinaram um protocolo para estabelecer uma parceria para a dinamização de ações de sensibilização e educação ambiental.

O projeto “Escolas Amigas do Cabeço Santo” pretende estabelecer parcerias com escolas da região para desenvolver, gratuitamente, ações de educação ambiental nas escolas e promover saídas de campos na área do Projeto.

O Agrupamento de Escolas de Águeda Sul é assim a primeira instituição de ensino do país a aderir a este programa.

O Projeto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano após o catastrófico incêndio que deixou o Cabeço Santo em cinzas.

O seu objetivo principal é a criação de um mosaico de áreas de conservação numa zona intensamente utilizada para o cultivo florestal de uma espécie exótica: o eucalipto.

Foi motivado inicialmente pela tentativa de evitar que as áreas de habitat rupícola fossem alvo da expansão de espécies infestantes. No entanto, os horizontes do Projeto foram rapidamente alargados para incluir áreas até aí sujeitas a exploração florestal intensiva.

Este é um projeto único em Portugal, com uma área de intervenção de 200 hectares.

O Projeto Cabeço Santo tem a Câmara Municipal de Águeda e a Altri Florestal como parceiros e conta com o apoio do Espaço Talassa, WildPetus, Critec, Indasa, Acail Gás, Associação Florestal do Baixo Vouga e Associação “Os Pioneiros”.

* Coordenador do Projeto Cabeço Santo / [email protected]

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780