‘Bota-abaixo’ do ferryboat elétrico ainda em outubro

1185
Ferry elétrico da Câmara de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O ‘bota-abaixo’ do ferryboat elétrico encomendado pelo município de Aveiro vai acontecer até ao final do mês, anunciou hoje o presidente da Câmara , ainda sem confirmar a data exata, nem a personalidade convidada para ser ‘madrinha’, cujo nome será guardado até à hora.

O evento terá lugar nos estaleiros da Navaltagus (Seixal), do Grupo ETE, a quem a embarcação batizada de ‘Salicórnia foi adjudicada por 7,3 milhões. Verba a que se terá de somar o sistema de carregamento (1,5 milhões de euros) e a ligação à rede elétrica (162 mil euros).

Segundo Ribau Esteves, que falava numa conferência de imprensa para assinalar a passagem de dois anos após a eleição autárquica do terceiro mandato do atual mandato, “o ato simbólico que decreta como pronto o navio” ocorrerá após três semanas de ‘provas de mar’, em que “correu tudo muito bem, com uma nota absolutamente positiva”, estando agora novamente em estaleiro “a ser afinado”.

“São muito poucos os ferry em modo elétrico no mundo”, lembrou o edil, adiantando que será rebocado para Aveiro onde continuarão os testes de navegação entre as margens da Ria (Forte da Barra e São Jacinto), ao mesmo tempo que ser termina a obra que está em curso do sistema de carregamento. Depois, a Câmara fará uma inauguração “um ou dois dias antes” da entrada em operação.

Artigos relacionados

TC deu ‘visto’ ao sistema de carregamento do ferry elétrico de Aveiro

Aveiro: Se não não surgirem problemas com carregamento, novo ferry fica a navegar no Verão

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.