Bosh e UA lançam projeto para apoiar transição energética no setor da climatização

1432
Transição energética.

A Bosch anunciou uma nova parceria com a Universidade de Aveiro (UA), envolvendo outras entidades do sistema científico nacional assim como empresas que está direcionado para “a transição energética do setor da climatização” através da eletrificação e do uso de hidrogénio, assim como de outras fontes de energia sustentáveis.

Segundo a empresa que tem instalações e centros de desenvolvimento na região de Aveiro, o projeto surge no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, prevendo-se um investimento total de 143 milhões de euros (53% em ‘Inovação Produtiva’ e os restantes 45% para ‘Investigação e Desenvolvimento’).

O ILLIANCE, como é designado, irá criar “cerca de 1.300 novos postos de trabalho altamente qualificados”.

Com foco na eletrificação, hidrogénio, armazenamento e gestão de energia, e economia circular, o projeto de inovação para a sustentabilidade e industrialização conta com a participação de um consórcio “muito forte” liderado pela Bosch e pela UA na vertente científica, contando com a participação de 22 empresas nacionais e internacionais, nove Entidades não Empresariais do Sistema de I&I (ENESII), uma associação e dois clusters.

Objetivos

» Melhoria da competitividade dos processos industriais, a preparação da transição energética através da eletrificação e do hidrogénio;
» Melhoria da gestão de energia e promoção da economia circular;
» Desenvolvimento de novos produtos de elevada densidade tecnológica, para resposta à transição energética e à necessidade de melhorar a eficiência energética do setor da climatização, através do recursos a novas fontes de energia sustentáveis.

Produtos e soluções inovadoras

“Para responder aos desafios de carácter ambiental, económico e social, os parceiros deste consórcio pretendem com o projeto ILLIANCE alcançar um impacto positivo no conforto, sustentabilidade e eficiência dos edifícios, através do desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras que passam por tecnologias de refrigeração, bombas de calor, automação e robótica, AGVs, tecnologias avançadas de combustão híbrida, IoT, sistemas de armazenamento, tanques híbridos elétricos, entre outras tecnologias chave”.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.