Biologia, uma ciência complexa

1710
Imagem Globo.com.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Biologia é uma ciência fascinante. A sua importância manifesta-se em múltiplas vertentes do nosso quotidiano, como na alimentação, na saúde, no
lazer, na agricultura, no desenvolvimento industrial, na compreensão do nosso corpo, na desmistificação de crenças populares e até na justiça.

Por Maria Helena Moreira *

Com raízes nas civilizações antigas, a Biologia moderna começou a crescer e a desenvolver-se rapidamente com o melhoramento do microscópio por Anton van
Leeuwenhoek, na segunda metade do século XVII.

Ao longo dos dois séculos seguintes, as ciências biológicas foram-se tornando cada vez mais especializadas. Um grande impulso surgiu com a teoria evolucionista de Charles Darwin, baseada nos conceitos contemporâneos de embriologia, desenvolvimento, genética e paleontologia. Outro grande avanço ocorreu em meados do século passado, com a descoberta da estrutura em dupla hélice do DNA, por James Watson e Francis Crick. Esta descoberta viria a revolucionar a Biologia.

A sequenciação do DNA abriu portas a numerosas aplicações, como na monitorização ambiental, na validação de matérias-primas, na deteção de fraudes nos alimentos, na pesquisa da microbiota intestinal, em estudos taxonómicos, filogenéticos e evolutivos, na engenharia e na terapia genéticas, na medicina forense, no mapeamento do genoma humano completo e no presente combate à pandemia.

Estes e outros desenvolvimentos transformaram a Biologia numa ciência complexa, capaz de, em conjunto com outras ciências, abordar os mais diversos problemas da atualidade. Destaco, por exemplo, a gestão de recursos pesqueiros, a biotecnologia, a investigação das profundezas oceânicas e das calotes polares, a descoberta de novos medicamentos e vacinas e a compreensão dos problemas gerados pela crise climática e pela perda da biodiversidade.

Quanto ao futuro? A Biologia depara-se com grandes desafios. Desvendar a origem da vida, compreender o funcionamento do cérebro, especificar os mecanismos da evolução, avaliar corretamente a biodiversidade, participar na investigação e exploração espacial são exemplos de questões marcantes para as quais a Biologia terá muito a contribuir.

* Bióloga, docente aposentada. Presidente do Conselho Diretivo entre 1995-1997 do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente no Boletim Bio-Síntese.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.