‘Bichinho’ da programação e robótica incutido a alunos da EB 2,3 de São Bernardo

1297
EB 2,3 de São Bernardo, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Alunos da Escola Básica do 2º e 3º ano de São Bernardo, em Aveiro, passaram a ter aulas de iniciação à engenharia informática a cargo de monitores que frequentam o ensino superior na Universidade de Aveiro (UA).

A iniciativa ‘Tech@School’ é dinamizada pela associação empresarial do cluster das telecomunicações Inova-Ria, que tem sede na cidade aveirense e representatividade nacional.

As aulas na Escola Básica de São Bernardo decorrem no âmbito de um protocolo celebrado com a associação de pais local.

A ação conta com o apoio do Institute of Electrical and Electronic Engineers University of Student Branch da UA, criado com o objetivo fomentar a engenharia (software e hardware) nas escolas do ensino básico.

O programa prevê “a realização de atividades que ajudem os alunos a perceber em que consiste esta área, bem como as aplicações práticas da mesma”, explica a Inova-Ria.

Nas sete sessões previstas com as turmas do 2º e 3º ano serão distribuídos kits educacionais para que os alunos “aprendam experimentando” (“learning by doing”).

Os promotores esperam, assim, despertar o interesse pela programação e robótica.

As sessões serão dadas por alunos que integram o IEEE na Universidade de Aveiro que frequentam os cursos do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática.

“Apesar de ser este um projeto piloto, a capacitação e sensibilização para competências TICE é uma das áreas estratégicas da associação para 2019, onde acreditamos que este tipo de interações e aprendizagens, desde cedo, será um fator importante no momento de escolha de um percurso formativo ou profissional”, refere a Inova-Ria.

Publicidade, Serviços & Donativos