Beira-Mar goleado em Anadia (4-0) luta pela manutenção com o Espinho, que venceu em Lourosa (0-4)

1421

O Anadia venceu o Beira-Mar por 4-0 a contar para a 21ª e penúltima jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

O desfecho do derby distrital em época pascal tem sabores muito diferentes para as duas equipas: muito doce no caso dos bairradinos, que garantem o primeiro lugar (44 pontos) para seguir na disputa do acesso à Segunda Liga, beneficiando também da derrota caseira do Lourosa (reduzido a nove jogadores) na receção ao Espinho (0-4); e muito amargo para os aveirenses, que chegarão à última ronda a lutar pela manutenção com os ‘Tigres da Costa Verde’, correndo o risco de ‘cair’ nos distritais (uma descida de dois escalões, na prática, uma vez que na nova época será criada a 3ª Liga).

O Beira-Mar, que matematicamente ainda poderia chegar ao quinto lugar, é ultrapassado na classificação pelos espinhenses, embora ambos com 28 pontos, caindo para o nono lugar, já em zona de despromoção.

Depois da segunda vitória consecutiva em Lourosa (oito jogos sem perder), o Espinho não podia ter melhor motivação para receber na derradeira jornada o já condenado Lusitano de Vildemoinhos.

Já os aveirenses têm encontro marcado em casa com Valadares, que goleou na receção ao Vila Cortez (8-0). Os gaienses, sextos classificados, ainda podem entrar no grupo dos cinco primeiros, seguindo com os mesmos 33 pontos da Sanjoanense (quinta classificada), que empatou sem golos em Canelas.

Fausto Lourenço faz hat trick

Ao intervalo do jogo em Anadia, a equipa da casa vencia por 2-0, impondo-se pela eficácia, apesar de maior domínio do Beira-Mar, que até dispôs de bons lances para chegar ao golo.

No regresso dos balneários, a tentativa de reação dos visitantes sofreu um revés com a expulsão de Sylla (segundo amarelo ao reagir mal a uma falta cometida por Zé Lopes aos 54m).

Os forasteiros apresentaram-se com duas alterações em relação ao jogo anterior (receção ao Lusitano de Vildemois por 2-1): Leandro Vieira e Rui Sampaio ocuparam as vagas de Elsino (banco) e Ivo Lemos (não convocado).

Quando aos locais, em relação à partida com o Vila Cortez, o treinador Miguel Valença chamou à titularidade Zé Lopes, Tiago Melo e Tiago Correia.

Apesar de uma boa entrada, os aurinegros sofreram o primeiro golo aos 13m. Um cabeceamento de Fausto Lourenço, a cruzamento de Tiago Melo da direita. Uma dupla que iria fazer ‘mais estragos’.

Na resposta, o perigo rondou na área dos ‘Trevos’. Zé Pedro desmarcou Sylla que deixou-se antecipar. Pouco depois, o avançado africano colocou Manuel Gama à prova com um remate.

Ao passar da meia hora, continuava a ser o Beira-Mar a equipa mais balançada no ataque. Só que o Anadia ampliou a vantagem na segunda oportunidade, com 39m. Novamente Tiago Melo a cruzar da direita para Fausto Loureço bisar, outra vez num desvio de cabeça.

A expulsão de Sylla, ao perder a cabeça, complicou ainda mais a vida dos aurinegros, quando o Anadia já tinha o jogo bem encaminhado.

O Beira-Mar acabou mesmo por sofrer mais dois golos. Fausto Lourenço aos 69m fez hat trick (desta vez a desviar com o pé na pequena área após cruzamento da direita de Pedro Silva) e depois seria Nivaldo, também assistência de Pedro Silva a cabecear para o fundo da baliza.

Ficha do jogo

Anadia FC

Manuel Gama
Tiago Melo
Tiago Correia
Diogo Costa
Nivaldo
Helder Castro (Ricardo Barros, 77m)
Zé Lopes
Fausto Lourenço (Tamble 77m)
Nuno Pereira (Leandro Borges, 66m)
Pedro Silva (Muxa, 77m)
Cícero (Sancho, 77m)

Suplentes: Manu, Leandro, Tamble, Simão, Muxa, Ricardo, Sancho.

Treinador: Miguel Valença.

SC Beira-Mar

Pedro Soares
João Nogueira
Caio
Romário
Mendonça
Sory
Leandro Vieira (Lamine, intervalo; Elsinho 75m)
Rui Sampaio (Aparício, intervalo)
Sylla
Dieguinho (Diogo, 66m)
Zé Pedro

Suplentes: Gabriel, Diogo Tavares, Lamine, Berna, Aparício, Elsino, Garruço.

Treinador: Manuel Rodrigues.

Árbitro: Daniel Cardoso (AF Aveiro)

Ação disciplinar: Cartões amarelos para Nogueira (10m), Sylla (25m), Diogo Costa (27m), Tiago Melo (65m), Zé Lopes (54m) e Sylla (54m).

Última jornada

SC Espinho 17:30 Lusitano Vildemoinhos
S. João Ver 17:30 Lusitânia de Lourosa
AD Castro Daire 17:30 Anadia FC
Beira-Mar 17:30 Valadares Gaia
Vila Cortez 17:30 Canelas 2010
AD Sanjoanense 17:30 RD Águeda

Resultados e classificação em https://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=147540

(em atualização)

Publicidade, Serviços & Donativos