Beira-Mar e Águeda apurados para a final da Taça Distrital de Aveiro

1298
CDE - Beira-Mar (Foto Afonso Couto, Facebook).
Comercio 780

Beira-Mar e Recreio de Águeda apuraram-se, esta sexta-feira à tarde, para a final da Taça Distrital de Aveiro em futebol ao afastarem, respetivamente, Estarreja e LAAC.

Por Pedro Martins *

Os aveirenses eliminaram os ‘canarinhos’ nas grandes penalidades (4-5) após uma igualdade (1-1) no final do tempo regulamentar [Ficha do jogo via AFA TV].

Já os ‘Galos do Botaréu’ derrotaram o rival concelhio por 3-1 [Ficha do jogo via AFA TV]. Ao intervalo, o jogo estava empatado (1-1).

Teremos, assim, a 12 de junho, a reedição da final da Taça Distrital em 2015/16, que foi conquistada pelo Águeda (1-0).

Em Estarreja, os instantes iniciais com as equipas a tentarem “conhecer-se”. O primeiro sinal de perigo surgiu aos 10 minutos por Marcelo Santiago, num remate que obrigou a defesa de João Oliveira. Na recarga, Rafa Fonseca atirou ao lado.

O Estarreja como que acordou e passou a assumir a partida, pelo que não foi com surpresa que, na sequência de um canto da esquerda, os locais chegaram ao golo: Dani num primeiro momento, obrigou Frade a uma difícil defesa, com o esférico a sobrar para Emerson que finalizou forte para golo, premiando a equipa que mais fez por isso.

A resposta surgiu de bola parada, pouco depois. Artur, num livre, rematou por cima da barra

À passagem da meia hora, Frade, voltou a estar em evidência, defendendo para canto, um excelente remate da direita de Ricardinho, negando o que podia ter sido o segundo para o CDE (uma das três únicas equipas que venceram ao Beira-Mar esta época, em jogo para o campeonato disputado em Estarreja).

No fecho da primeira parte, os aveirenses tiveram a derradeira oportunidade de empatar a partida, no entanto, Duarte Garrido, em cima da linha, fez o corte ao remate de Brayan.

Ricardo Maia, ao intervalo, tentou dar maior evidência atacante, fazendo entrar Sacra e Diogo Tavares para os lugares de Rafa Fonseca e Brayan. Diogo Tavares, na sua primeira oportunidade, rematou por cima.

O Estarreja ia conseguindo gerir a partida, sempre com os olhos postos na baliza de Frade. Cláudio, acabado de entrar, cabeceou por cima. Três minutos depois, o mesmo jogador voltou a por à prova o guarda-redes do Beira-Mar, que desviou o excelente remate para canto. Na sequência do pontapé de canto, Cláudio voltou a ter espaço, mas o cabeceamento, saiu com pouca força para as mãos de Frade.

A cinco minutos do final do tempo regulamentar, o Beira-Mar empatou a meia-final. Mérito para o cruzamento da esquerda efetuado por Sacra, a colocar a bola no interior da área onde surgiu Marcelo Santiago, que cabeceou à ‘matador’.

O Estarreja acusou o empate. Já nos ‘descontos’, o central Ricardo Almeida, que tinha substituído Ricardo Ferreira, viu vermelho direto por, alegadamente, numa reposição de linha lateral, se ter desentendido com João Couras (adjunto do CDE), que também recebeu ordem de expulsão.

Garrido, Diego, Taylor, Marcelo Santiago, Cláudio Luccas, Diogo Tavares e Emerson, concretizaram. A responsabilidade das últimas grandes penalidades da série coube a Resende, que rematou ao lado do poste direito de Frade. O extremo Sacra não vacilou, colocando o Beira-Mar na final depois de uma das exibições menos conseguidas.

A decisão por castigos máximos, aconteceu pela terceira na vez no percurso dos beiramarenses na prova esta época.  E à semelhança da deslocação a Canedo e receção ao Paços de Brandão, valeu ao Beira-Mar, novamente, a competência nas grandes penalidades, continuando, assim, a lutar pela ‘dobradinha’ esta época.

* Colaborador da Rádio Terranova em serviço especial para NotíciasdeAveiro.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.