BE questiona Governo sobre encerramento de empresas de calçado em Oliveira de Azeméis

1518
Bloco de Esquerda.
Comercio 780

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre o encerramento de duas empresas de calçado em Oliveira de Azeméis, deixando sem trabalho mais de uma centena de funcionários.

No requerimento, os deputados Moisés Ferreira e Nelson Peralta, eleitos pelo círculo distrital, pretendem saber se o grupo empresarial alvo de restruturação tem dívidas à Segurança Social, se tem sido acompanhado pela Autoridade para as Condições do Trabalho e se recebeu fundos europeus nos últimos anos.

O Bloco tem informações que duas empresas (a Indústria de Calçado Catalá SA, com cerca de 90 trabalhadores, e a Jomica Lda. com cerca de 20 trabalhadores), do mesmo proprietário e com fábricas em Oliveira de Azeméis, vão encerrar esta sexta-feira.

“Que medidas vão as entidades competentes tomar para garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente no acesso atempado ao subsídio de desemprego?”, questionam ainda os deputados bloquistas na questão enviada ao Governo.

Segundo o Bloco, a administração informou hoje os trabalhadores que as empresas encerravam e “só para a semana é que podiam passar a documentação para os trabalhadores terem acesso ao fundo de desemprego.”

A informação, adianta o comunicado, “deixou os trabalhadores bastante alarmados, temendo pelo seu futuro e dos seus familiares.”

O anunciado fecho causou estranheza, atendendo a que “as empresas tem em mãos uma encomenda de cerca 14 mil pares de sapatos para o estrangeiro.”

As duas fábrica têm nos seus quadros cerca de 110 trabalhadores, “que são altamente qualificados no setor”.

“Estamos perante um problema social grave, com impactos na região. Para o BE, o governo deve desenvolver medidas de caracter urgente para minimizar as sequelas deste despedimento, tanto para os trabalhadores, como os seus familiares”, conclui a nota de imprensa.

Publicidade, Serviços & Donativos