BE propõe plano nacional de controlo da espécie invasora Jacinto-de-água

507
Pateira de Fermentelos.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Bloco de Esquerda entregou um projeto de resolução na Assembleia da República a recomendar “a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora Jacinto-de-água”.

Para além do plano, a proposta recomenda ainda ao governo “a definição de áreas de intervenção prioritária, nomeadamente por motivos de conservação da natureza e por áreas onde a espécie coloca em risco a integridade do ecossistema”.

O Bloco defende ainda a realização de “uma campanha de sensibilização para difundir o carácter invasor da espécie, os riscos que apresenta para os ecossistemas e para a necessidade de não a reproduzir ou utilizar como planta ornamental”. Por fim, a proposta recomenda “a aquisição de maquinaria adaptada para o controlo e remoção da espécie de massas de água”.

O Bloco de Esquerda dá o exemplo da Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal, a maior lagoa natural da Península Ibérica que está ameaçada por esta espécie invasora.

“O caso da Pateira mostra que a espécie pode ser relativamente controlada e confinada se existir um trabalho contínuo de remoção da mesma. Aliás, a ausência desse trabalho por empréstimo da ceifeira provocou novo crescimento da espécie que agora ocupa uma parte considerável da superfície da Pateira”.

O Bloco de Esquerda considera que a criação do plano nacional é essencial para a proteção da Pateira, por permitir uma intervenção mais abrangente na Pateira mas também por garantir que a aquisição nacional de material não coloca sob pressão a ceifeira existente na Pateira.

Consultar proposta aqui.

Bloco de Esquerda