Bairrada em destaque nos ‘Prémios Grandes Escolhas’

1035
Baga Friends, Bairrada.
Comercio 780

A Bairrada figurou entre os galardoados dos ‘Prémios Grandes Escolhas’, evento de âmbito nacional organizado pela revista da especialidade Grandes Escolhas, que este ano escolheu precisamente a região para ser o palco do Jantar e Cerimónia, decorridos na passada sexta-feira.

Já estão na Bairrada três ‘Troféus Grandes Escolhas’, atribuídos aos Baga Friends (Organização), à dupla Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues, do Rei dos Leitões (Prémio David Lopes Ramos), e à Garrafeira 5 Estrelas, em Aveiro (Garrafeira). Mencionar ainda o prémio de ‘Empresa’ do ano, entregue à Lusovini, detentora de vinhas e vinhos na Bairrada (‘Regateiro’ e ‘Torre de Coimbra’). No que toca aos vinhos, integram o ’Top 30 Grandes Escolhas’ três vinhos DO Bairrada. Certificados a destacar-se na lista ‘O Melhor de Portugal’ estão 10 espumantes (dez em 17 no total, a nível nacional), 14 vinhos tranquilos e uma aguardente.

Na categoria ‘Organização’, a Grandes Escolhas distinguiu os ‘Baga Friends’, uma associação constituída por sete produtores, dos quais seis fazem vinho Bairrada: Dirk Niepoort (Quinta de Baixo), Filipa Pato (Filipa Pato & Willian Wouters), François Chasans (Quinta da Vacariça), Luís Pato (Luís Pato), Mário Sérgio Nuno (Quinta das Bágeiras) e Paulo Sousa (Sidónio de Sousa). O mote baseia-se na divulgação do potencial da Baga, a casta rainha da região, nos vinhos, através de acções junto de compradores e críticos da especialidade, bem como da promoção de visitas à Região Demarcada da Bairrada.

Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues, a dupla do restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, recebeu o ’Prémio David Lopes Ramos’, um dos mais importantes troféus do evento atribuído a personalidade(s) que se destacam no mundo da gastronomia. A distinção é feita pela determinação em diversificar a oferta, com a criação de uma cozinha mais criativa, de um lado, e a contínua aposta na receita típica da região, o ‘Leitão assado à moda da Bairrada’. A qualidade do produto e do serviço, bem como a garrafeira, são outros dos pontos a enaltecer a respeito desta casa.

Na linha do vinho é de salientar o prémio ‘Garrafeira’ entregue às irmãs Carla e Mariana Paralta, os mentores da Garrafeira 5 Estrelas, em Aveiro, em conjunto com o irmão Max Paralta. A informação de qualidade e o aconselhamento personalizado são os aspectos a sublinhar neste negócio familiar criado em 1996.

Há, ainda, o ’Top 30 Grandes Escolhas’, no qual foram contemplados o ‘Kompassus Private Collection Bairrada tinto 2013’ (da Kompassus Vinhos, de João Póvoa), o ‘Luís Pato Vinha Barrosa Bairrada tinto 2015’ (Luís Pato) e o ‘Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada branco 2016’ (Mário Sérgio Alves Nuno). São, portanto, três DO Bairrada: os dois primeiros feitos com a casta-rainha Baga e o terceiro pelas variedades autóctones Bical e Maria Gomes.

‘O Melhor de Portugal’

Na lista denominada de ‘O Melhor de Portugal’, 10 dos 17 espumantes são certificados como Bairrada – dois de Luís Pato, dois da Kompassus Vinhos, um da Adega de Cantanhede, um da Aliança Vinhos de Portugal, um da Caves da Montanha, um de Manuel dos Santos Campolargo, um de Mário Sérgio Alves Nuno e um da Sociedade Agrícola e Comercial Vinhos Messias. No que diz respeito aos vinhos tranquilos, 13 são DO Bairrada (9 tintos e 4 brancos) e um IG Beira Atlântico (tinto).