Average Directional Index – ADX

732
Estatísticas financeiras.
Smartfire 728×90 – 1

O indicador ADX é um oscilador que mede a força de uma tendência entre 0 e 100. As leituras abaixo do nível 20 indicam uma tendência fraca, enquanto que as leituras acima de 50 sinalizam uma tendência forte.

ETF de criptomoedas

Enquanto isso, uma segunda alternativa para aprender como investir em criptomoedas é por meio dos ETFs de criptomoedas. A sigla significa Exchange Traded Fund, ou Fundo de Índice, e contempla uma carteira composta por um ou várias moedas, replicando o desempenho de determinado indicador.

Contrariamente ao indicador estocástico, o ADX não determina se a tendência é crescente ou decrescente, uma vez que apenas mede a força da tendência corrente. Tendo isto em conta, o indicador ADX é tipicamente utilizado para identificar se o mercado está a negociar em túnel ou a começar uma nova tendência.

Exemplo de analise indicador ADX gráfico do par EUR/CHF

Inicialmente o mercado estava num período de consolidação, negociando em túnel, assim o indicador ADX manteve-se abaixo de 20 desde Setembro até Dezembro. No início de Janeiro, o indicador ADX começou a subir, ultrapassando o nível 50, sinalizando que uma forte tendência podia estar prestes a surgir. Mais tarde, o par quebrou o canal onde estava a ser negociado e iniciou uma forte tendência decrescente.

Exemplo de analise indicador ADX forte tendência crescente

De forma semelhante ao primeiro exemplo, a linha ADX manteve-se abaixo do nível 20 durante algum tempo, enquanto o par negociava em túnel. Passado algum tempo, o indicador ADX subiu acima dos 50 e o par EUR/CHF iniciou uma forte tendência crescente, flutuando cerca de 50 pips.

Utilizar este indicador para negociar apresenta um único desafio: saber se a tendência é crescente ou decrescente. Isto acontece pois, como já vimos, o AVX apenas revela se o par está, ou não, numa tendência. Assim que o indicador desce abaixo dos 50, pode significar que a tendência (crescente ou decrescente) está a enfraquecer.

Negociar com o ADX

Uma técnica de negociação que utilize este indicador consiste em esperar que o par deixe de negociar em túnel e inicie uma possível tendência. Através do ADX essa tendência pode ser confirmada e só depois decidir como entrar no mercado – posição longa ou posição curta.

O ADX pode também ser utilizado para determinar o momento indicado para fechar uma posição antecipadamente. Por exemplo, sempre que o indicador descer abaixo dos 50, indica que a tendência presente está a perder força. Assim, antes de a tendência chegar ao fim ou inverter, pode fechar a sua posição.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.