Aveiro: Versão final do projeto do Rossio revelada “proximamente”

5785
Jardim do Rossio, Aveiro (Foto Pedro Cruz).

As empreitadas de dois dos projetos mais emblemáticos do atual mandato camarário estão em vias de ser lançadas a concurso público, revelou o presidente da autarquia ao responder a questões colocadas pelos deputados na Assembleia Municipal.

Crédito de foto – Pedro Cruz (Facebook)

O projeto da requalificação do jardim do Rossio, para criar uma praça ajardinada com estacionamento em cave, “está a ser ultimando e proximamente será conhecida a versão final para ser lançado o concurso”.

Confirma-se uma segunda ponte rodoviária no canal das Pirâmides, junto à eclusa, mas “não é para os hoteleiros”, explicou Ribau Esteves em resposta a António Neto, do Bloco de Esquerda.

Já uma intervenção de David Silva, do PCP, motivou esclarecimentos sobre as ruínas da igreja de São João. “Não tem embargo nenhum. O que vimos acontecer agora resultou de chegar o parecer do Ministério da Cultura, depois de ‘uma carrada de meses’, embora o nosso arqueólogo também demorou muito tempo a apresentar a proposta técnica para a proteção do achado”, adiantou o edil.

Decorreu já o tapamento dos achados com geotêxtil. As terras movimentadas irão para depósito, para eventuais novas prospeções. As ruínas ficam sem acesso e far-se-á uma limpeza na zona.

Encerrado o debate público em torno do projeto da Avenida Lourenço Peixinho

Quanto ao projeto da Avenida Lourenço Peixinho, “está quase pronto, decorrendo as notas finais”, pelo que a Câmara conta lançar a concurso público “muito proximamente”.

O edil deu por encerrada a participação pública: “há um momento em que acaba a discussão. No estudo prévio fazem-se todas as discussões, passado-se ao projeto de execução acabaram as discussões. O projeto, é um excelente projeto, tem de ser acabado para ser lançado o concurso”. Resposta para Fernando Nogueira (PS) para quem “os grandes assuntos ainda estão para discutir”.

O presidente da Câmara esclareceu que a requalificação da antiga EN 109 “não pode ter e nem vai ter em lado nenhuma ciclovia”, o que “seria um grave disparate.” Quanto à requalificação da Avenida 25 de Abril, “está a começar” o trabalho do projetista.

Da bancada do PSD foram deixadas questões sobre novos equipamentos desportivos. Ribau Esteves confirmou a localização do “triplo pavilhão” desportivo “ao lado do EMA” (estádio municipal, Taboeira). “Quando estiver a andar”, serão tomadas decisões relativamente à nova piscina, “ainda sem localização mas, eventualmente, também na envolvente” do estádio.

Publicidade, Serviços & Donativos