Aveiro: Veolia assume a partir de hoje RSU

2738
Veolia / Aveiro.

A prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos e urbanos a destino final e limpeza urbana no município de Aveiro passa a ser feita pela empresa Veolia a partir de hoje, informa a Câmara local.

A edilidade “garante uma gestão cuidada do delicado processo de mudança de operador, sendo que temos a aposta e o compromisso de manter um elevado nível de qualidade no serviço prestado aos munícipes.”

As rotas e locais de recolha dos resíduos indiferenciados (não recicláveis) já conhecidos da população serão mantidos nos horários habituais.

A Veolia fará o reforço dos contentores (agora de cor cinzenta) em mais 458 mil litros, com especial incidência em zonas onde há maior produção de resíduos.”

A recolha de resíduos volumosos, serviço realizado porta-a-porta uma vez por semana, ocorre às quartas-feiras, sendo disponibilizada uma linha telefónica (234 12 79 42), entre as 9:00 e as 18:00, para marcações.

O operador assegura ainda a recolha porta-a-porta de resíduos verdes, nomeadamente ramagens, relvas, podas, folhas de palmeira, troncos de árvores (desde que devidamente cortados). Esta recolha realiza-se também uma vez por semana, às terças-feiras, sendo os contactos para requisição do serviço os mesmos dos resíduos volumosos.

A varredura, manual e mecânica, e a lavagem de ruas e espaços públicos são também serviços prestados pela Veolia entre outros, onde se destaca ainda a recolha dos resíduos que se encontram à superfície nos canais da cidade, para a qual é utilizada  uma embarcação elétrica, que reduz as emissões poluentes dessa atividade.

As instalações da empresa em Aveiro encontram-se situadas na Zona Industrial de Taboeira.

O contrato cifra-se no valor de 11,1 milhões de euros para o período dos oito anos da sua vigência, constituindo uma poupança anual face ao último contrato com a SUMA de cerca de 1,180 milhões de eiros. O último da Câmara era cerca de 80% mais caro que o novo.