Aveiro: Uma cidade na vanguarda tecnológica

2502
Cais dos Botirões, Aveiro.

A pandemia veio acelerar aquilo que já estava em curso, a transição para uma economia cada vez mais centrada no digital. E nesse sentido, as cidades que pretendem estar na linha da frente desta mudança, aumentando a sua capacidade de atrair investimento e de fixar profissionais qualificados, precisam de se dotar de estruturas de qualidade.

Em Portugal, Aveiro tem dado passos firmes no sentido de se tornar uma cidade mais atrativa e competitiva, através de uma aposta forte em tecnologia como fibra, conectividade 5G e implementação de sensores. Adicionalmente, esta cidade tem promovido diversos eventos que visam aproximar os habitantes do desenvolvimento que está em curso.

No âmbito da iniciativa “Aveiro Tech City”, esta cidade tornou-se num autêntico laboratório da implementação da tecnologia 5G em Portugal. Ao longo de 3 anos, dezenas de entidades puderam testar serviços e produtos avançados, ficando assim melhor preparadas para os desafios associados à transição digital.

Sendo o principal promotor da iniciativa, o município de Aveiro, não esconde que as metas são ambiciosas: aumentar a qualidade da oferta de emprego, tornar as empresas locais mais competitivas, tornar a cidade mais sustentável e atrair e reter talento.

Desenvolvimento em diversas áreas

Uma das principais apostas da cidade é a promoção de competências STEAM (sigla que significa Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics), um fator essencial para formar recursos humanos preparados para a nova era digital. Nesse sentido, foram promovidas diversas atividades, incluindo a instalação de Techlabs em diversas escolas do município, o lançamento de um diretório de emprego inovador, promoção de bootcamps de programação e concursos para startups.

A própria gestão do município foi alvo de intervenção, através do desenvolvimento de uma nova plataforma Urbana de apoio à Governação da Cidade, software desenvolvido pelo parceiro Altice Labs, que tem a sua sede em Aveiro. Através da plataforma agora lançada, a edilidade pretende “definir políticas de reforma urbana, mobilidade e sustentabilidade ambiental no território para uma melhor qualidade de vida dos munícipes”.

Existe também uma aposta declarada em aproximar a população do novo paradigma da cidade, através da promoção de eventos como a “Aveiro Tech Week”, em que ao longo de uma semana decorrem diversos eventos relacionados com tecnologia, arte e cultura. Os habitantes da cidade podem participar em conferências, laboratórios, instalações e performances.

Interesse de empresas internacionais

Como resultado dos projetos em curso, várias empresas escolheram Aveiro para instalar escritórios, ou passaram a olhar para esta zona do país com um renovado interesse para desenvolverem os seus negócios.

Recentemente, em março de 2022, a empresa britânica Sky Technology Centre inaugurou o seu novo escritório em Aveiro, aumentando assim a sua aposta em serviços de telecomunicação e media no país. Esta empresa já contava com escritórios em Lisboa e no Funchal, mas viu na “Veneza portuguesa” diversos atributos que a levaram a aumentar a sua presença em Portugal. Os responsáveis pela Sky Technology Centre destacaram “a disponibilidade de talento de engenharia, a localização estratégica entre Lisboa e Porto e a ligação à Universidade de Aveiro”.

Noutro contexto, a Agência de Marketing Digital AWISEE também olha com especial interesse para o desenvolvimento tecnológico que está a ocorrer em Aveiro. O principal foco desta empresa é contribuir para o aumento da visibilidade das empresas online, um fator preponderante para o sucesso no mundo digital.

Os responsáveis pela AWISEE referem: “Acompanhamos a dinamização tecnológica que acontece um pouco por todo o município de Aveiro. Como resultado da estratégia desenvolvida nos últimos anos, têm surgido muitos projetos interessantes. Seja para ajudar empresas consolidadas a digitalizarem a sua presença, ou para contribuir para que startups alcancem o lugar que procuram, estamos preparados para dar o apoio necessário.”

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Comercio 780