Aveiro Tech Week’ 24 com aposta ainda maior na tecnologia e na cultura

538
Foto divulgada nop Facebook Techdays.

Aveiro Tech Week regressa em outubro de 2024 com aposta ainda maior na tecnologia e na cultura. Ao longo da última semana, Aveiro esteve no epicentro da rota tecnológica e cultural com a realização da Aveiro Tech Week, que proporcionou um encontro entre a inovação, a arte e a cultura. Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento registou novamente um enorme sucesso, sendo quem 2024 será uma das iniciativas que se irão destacar, no ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura.

A 4.ª edição da Aveiro Tech Week, que decorreu entre os dias 02 e 08 de outubro, levou a Aveiro algumas das últimas e mais surpreendentes novidades tecnológicas, mas também várias conferências, exposições, gaming e instalações artísticas que conferiram um brilho e movimento especiais às fachadas dos edifícios públicos aveirenses.

“Este é um evento que já há muito tempo marca a agenda tecnológica nacional e internacional e que a cada edição assume uma relevância cada vez maior, posicionando Aveiro como uma cidade que acolhe e investe na investigação, e que quer ser também motor de desenvolvimento de tecnologias futuras. Naturalmente que no próximo ano a Aveiro Tech Week irá regressar com ainda mais força no que diz respeito à inovação e à cultura, uma área que será reforçada, uma vez que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura em 2024”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

Composta pelos eventos TECHDAYS, que decorreram de 2 a 8 de outubro, e PRISMA / Art Light Tech, de 4 a 7 de outubro, a Aveiro Tech Week propôs um programa de iniciativas com acesso livre que deram a conhecer o trabalho que é realizado ao longo do ano no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, que encara a tecnologia como meio para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No TECHDAYS Aveiro destacaram-se conferências e workshops dedicados a temáticas tão atuais e pertinentes como os semicondutores, cibersegurança, transição digital, zonas livres tecnológicas e inteligência artificial. Nestas sessões, foram aprofundadas iniciativas que estão a ser desenvolvidas em Aveiro, como o trabalho realizado no Aveiro Tech City Living Lab, e anunciados novos projetos, como a instalação física do projeto empresarial Porto Digital em Aveiro.

A Aveiro Tech Week teve ainda uma vertente expositiva, com demonstrações de inovações tecnológicas, e outra educativa, que disponibilizou um vasto conjunto de atividades em que o principal objetivo foi permitir um maior contacto com as crianças e jovens com as ferramentas e equipamentos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Destaque também para as competições Hackathon, que incentivaram a criação de soluções tecnológicas inovadoras, e para o cinema insuflável, que promoveu a arte cinematográfica e as curtas-metragens como ferramenta tecnológica para uma educação inclusiva e participativa.

Uma das grandes apostas desta edição foi o gaming, que ocupou por inteiro, um dos pavilhões do Parque de Exposições de Aveiro, com ações e atividades pré-programadas, com marca TECHDAYS, para experimentação de videojogos, torneios em palco e livestream.

O festival de luz PRISMA / Art Light Tech, também inserido nesta semana tecnológica, enriqueceu o património material de Aveiro, colorindo e dinamizando a fachada e o interior dos edifícios e lugares icónicos da cidade. O evento, que concentrou em Aveiro vários artistas de renome internacional, integrou propostas de arte contemporânea com projeções, instalações e obras de som e luz, que encheram as ruas de Aveiro de espectadores, confirmando o seu sucesso.

Câmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.