Aveiro rumo a 2027…

3663
Imagem do Facebook da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura.
Dreamweb 728×90 – Video I

As molduras humanas a atingir números históricos de participação, as imagens a correr mundo nas redes sociais e a magia em cada olhar.

Por Catarina Barreto *

No passado dia 15 de Junho, na Base Aérea de São Jacinto, Aveiro apresentou a sua Candidatura a Capital Europeia da Cultura – 2027.

A Cidade dos Canais motiva-se e movimenta-se para alcançar a vitória e acolher em 2027, a Capital Europeia da Cultura. Projetamos a nossa identidade, as nossas referências e cheios de orgulho cagaréu e ceboleiro também, equacionamos como possível, mais esta conquista para o nosso Aveiro.

A Cultura acontece um pouco por todo o Concelho, acessível a todos e para todos. Este novo Aveiro, afirma-se!

Por Cacia as “Tasquinhas” mantém o seu forte dinamismo, a Feira Medieval dá vida a Esgueira, Oliveirinha une-se nas suas “Tasquinhas”, São Bernardo enche-se de flores, Aradas projeta-se no seu “Festival Aradas +”, o Parque ganha vida na Glória, Santa Joana celebra e as “Dunas” dão nome a Festival em São Jacinto… Não há canto, nem recanto da cidade que não vibre, culminando nos Canais.

O Festival dos Canais, que este ano contou já com o selo de qualidade EFFE Label (Europe for Festivals, Festivals for Europe), assume-se cada vez mais como o grande Festival da Cidade. A dos Canais, que vive a sua água, a sua identidade, em torno da sua Ria.

As molduras humanas a atingir números históricos de participação, as imagens a correr mundo nas redes sociais e a magia em cada olhar.

Como não brilhar os olhos… Os meus , confesso, brilham!

Brilham de orgulho, neste novo Aveiro. Brilham de vontade de vencer a Candidatura. Brilham ao ver, com reflexo na ria, Aveiro cheio! Cheio de gente, cheio de energia, cheio de AVEIRO!

A Cultura, essa nova “arma” de afirmação nos tempos modernos, acontece… Acontece nos Museus, “vive” na tradição dos Ovos Moles, atravessa a Ria, com cores de Moliceiro, encanta com um “Cisne”, ao som do batuque luminoso, ecoando o Fado Português…

Aveiro quer conquistar a Europa!

A Cidade moderniza-se, corre pela Europa, deixando-se atravessar por uma ”Avenida Europa”, Aveiro assume-se como a líder natural nesta corrida. A Cidade que se projeta na “Maratona da Europa”, que se afirma pelos valores de modernidade, de coesão, com nota de tradição, reportando à sua identidade muito própria e relembrando a todos que a Cidade dos Canais existe e apaixona.

A nós, Aveirenses, pede-se união e vontade de vencer…

Vamos acreditar que em 2024, o nome que soará como vencedor será o de Aveiro. Que venceremos outros grandes nomes, que pese embora tenham invocado a sua forte história, não terão força para vencer o Sal da Ria, o Doce dos Ovos Moles e o ímpeto dos Moliceiros, conduzindo Aveiro rumo a 2027!

Catarina Barreto.

* Advogada, presidente da Junta de Freguesia de Aradas (PSD-CDS) [email protected].

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780