Aveiro: PSD concelhio anuncia que vai continuar a “liderar e gerir” o processo autárquico

2536
PSD concelhio de Aveiro.
Comercio 780

A Comissão Política Concelhia do PSD de Aveiro garantiu este domingo, em comunicado, que “continuará a liderar e a gerir ao nível concelhio o processo autárquico”.

É a primeira reação pública da estrutura local a que preside Vitor Martins depois do Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do PSD ter posto em causa a decisão da Distrital do partido que, na sequência de divergências quanto à formação das listas, chamou a si a preparação das eleições em Aveiro, delegando a tarefa em Ribau Esteves, recandidato à Câmara proposto no último plenário de militantes.

O ‘tribunal’ do PSD, refere o comunicado, “veio dar razão” à CPC de secção, “demonstrando e decidindo claramente sobre a violação das normas estatutárias infringidas pela Distrital” ao “avocar todo o processo na pessoa do seu presidente, na tentativa de retirar os poderes” aos responsáveis locais do partido.

Na sequência da decisão do CJN, o PSP concelhio informa que retomou a proposta das listas a apresentar, as quais devem “obedecer ao diálogo e concertação” entre órgãos distritais e locais. Ribau Esteves deve “ser também ouvido no processo de escolha dos militantes que irão integrar a lista candidata ao órgão Câmara Municipal”.

A CPC lembra que “já havia iniciado as conversações que acabaram por ser suspensas” pela tomada de posição do presidente da Distrital ao “avocar a si o processo, posição essa comprovadamente ilegal”.

“Não obstante os episódios nefastos” para o partido “e o facto de que, até à data” o presidente da Distrital, Salvador Malheiro, “nunca ter tido qualquer gesto de aproximação” com a CPC, “com vista ao diálogo”, esta última deixa a porta aberta a entendimentos.

A liderança local do PSD aproveita para reafirmar que pretende “renovar a confiança dos aveirenses” apostando em “candidaturas revigoradas e de proximidade”.

Assim, “no que diz respeito às listas candidatas às Assembleias de Freguesia, e como tinha sido prometido aos aveirenses, irá verificar-se a renovação de vários candidatos”.

Artigo relacionado

Aveiro: PSD deu parecer favorável a recandidatura de Ribau Esteves em plenário que deixou militantes à porta

O PSD de Aveiro lembra ainda que tem reunido diversas vezes com a concelhia do CDS “desde há mais de um ano”, atuando “de forma articulada” o processo das eleições autárquicas deste ano, tendo sido assinado um acordo autárquico em novembro de 2020.

Ler comunicado completo do PSD de Aveiro.

Na semana passada, numa reação ao Diário de Aveiro sobre a decisão do CJN, Ribau Esteves  afirmou-se “líder” da ‘Aliança com Aveiro’. “Estamos a fazer e vamos continuar todo o trabalho político de elaboração das listas e da preparação da campanha eleitoral”, afirmou, considerando que a serem aplicados “os exactos termos” a todas as candidaturas do PSD às autárquicas “nenhuma estaria válida”.

Artigo relacionado

Autárquicas: Conselho de Jurisdição Nacional do PSD deu razão à concelhia de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.