Aveiro: PS descortina recandidatura de Ribau Esteves pelo saldo da Câmara

5632
Assembleia Municipal de Aveiro (Centro Cultural e de Congressos).
Comercio 780

A bancada do PS fez uma relação entre o saldo de 52 milhões de euros integrado no orçamento deste ano e as próximas eleições autárquicas, que foi aprovado na última Assembleia Municipal de Aveiro.

O porta-voz socialista, Francisco Picado, deixou, em jeito de provocação política, “o repto para perceber se o saldo” transitado de 2020 “tem alguma indexação direta ou inversamente proporcional à intenção” do atual líder camarário “se recandidatar” ao terceiro e último mandato permitido por lei.

O último cenário, a entrada na corrida a mais quatro anos, corresponderá, segundo o deputado ‘rosa’, a um saldo “robusto”. Caso contrário, o presidente à frente da maioria PSD-CDS teria apresentado um apuro de contas “menos robusto”.

O porta-voz socialista não deixou de ‘picar’ a coligação também com uma referência aos problemas que enfrenta na freguesia de Aradas, onde a maioria absoluta sofreu divisões que parecem insanáveis, ao ponto do executivo a que preside Catarina Barreto já levar duas tentativas de fazer aprovar o plano e orçamento ‘chumbadas’ com votos sociais democratas.

A concluir, Francisco Picado não deixou de enviar uma ‘indireta’ à bancada do PSD questionando o seu porta voz, Manuel Prior se o antigo presidente Élio Maia, que fez dois mandatos apoiado pela direita, não seria de ter “merecimento” por ter baixado o IMI a 0,3.

Ribau Esteves, na resposta, desvalorizou a disputa partidária em Aradas e contrapôs, como algo mais grave, “as contas más” da Junta de Freguesia de S. Jacinto, onde a maioria PS liderada por António Aguiar ainda não conseguiu aprovar os documentos relativos a 2019 e a tesoureira estará em “guerra permanente” com a presidência.

Sobre as leituras eleitorais do saldo, o autarca garantiu que “nada na gestão da dimensão do saldo” tem a ver com a próxima ‘batalha’ pelo voto. Assim, deu a certeza que a “governação local vai seguir com a mesma luta e passar o testemunho ao atual ou a outro com uma Câmara bem governada”.

Sobre as eleições, garantiu que “é uma reflexão que ainda não fez”, admitindo que “nestas situações a recandidatura seja o princípio base”, deixando, contudo, para mais tarde o momento de ponderar a decisão.

Já o porta voz do PSD, Manuel Prior, aproveitou, para, mais uma vez, apelar à continuidade do edil. “Tudo faremos para que tenha condições para a recandidatura, Ribau Esteves merece e Aveiro precisa”, concluiu.

Artigo relacionado

Aveiro: Câmara integra saldo de 52 milhões de euros e confirma perspetiva de reequilíbrio financeiro

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780