Aveiro: Proprietários negaram-se a ceder terrenos para estacionamento em Esgueira

5690
Esgueira (foto divulgada por Valetim Cruz, no Facebook).
Comercio 780

O presidente da Câmara de Aveiro lamentou a falta de recetividade de proprietários que foram abordados para disponibilizarem terrenos onde pudessem funcionar parques de estacionamento em Esgueira.

Especialmente atingida pelo problema é a zona mais próximo do centro da freguesia de Esgueira, onde as obras de requalificação de espaço público, como acontece no centro histórico, e nalguma rede viária reduziram ainda mais os lugares para automóveis. Ao intervir na última Assembleia Municipal, que decorreu em Esgueira, Pedro Pires da Rosa, eleito do PS, lembrou a “crónica dificuldade” que resultou do “planeamento deficiente” no passado, causando “uma pressão brutal”. Um “problema antigo” para o qual “tem de ser pensada uma solução”, pediu.

Em resposta, o líder da edilidade lembrou que poderia suceder no centro da cidade o mesmo que acontece em Esgueira, caso não fosse possível estacionar junto ao Oita (terrenos da Savecol) ou em frente do hotel Melia, espaços que funcionar como parques provisórios, até que avancem as respetivas urbanizações previstas. “O problema em Esgueira é que os proprietários dos terrenos grandes, e são dois, não deixam fazer como deixa a Savecol e o proprietário junto ao Melia para podermos estacionar”, explicou Ribau Esteves.

“Os proprietários de Esgueira, às nossas solicitações, disseram egoisticamente não. Em Portugal, há propriedade privada e a capacidade do agente público agir sobre privados tem limites”, acrescentou. A terminar, Ribau Esteves garantiu que a autarquia “continuar a trabalhar à procura de soluções para aumentar a oferta” que o crescimento urbano, no passado, não cuidou, nomeadamente com obrigação de lugares para viaturas nos prédios.

Artigo relacionado

Aveiro: Requalificação do Núcleo Central de Esgueira

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.