Aveiro / Projeto MONITOR: já são conhecidos os três projetos vencedores

608
Projeto 'Monitor' (Teatro Aveirense).

Duplicou o número de candidaturas a este projeto de mentoria de Aveiro, dedicado a músicos emergentes. Os vencedores terão acompanhamento de especialistas da área da Música, durante um ano. Cada artista irá ainda receber 2.500 euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Já são conhecidos os selecionados do MONITOR, um projeto de mentoria dedicado a músicos emergentes, promovido pelo Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro. Numa edição que contou com mais de 70 candidaturas, mais do dobro da anterior, em 2021, os escolhidos foram Dinis Mota (Aveiro), Nayr Faquirá (Cascais) e Bela Noia (Viseu).

Os vencedores darão agora início a um percurso de capacitação, com a duração de um ano, num processo que contará com diversos especialistas na área da Música. Este acompanhamento, que será adaptado ao grau de conhecimento e desenvolvimento de cada artista/projeto, tem como objetivo partilhar conhecimento aprofundado sobre a indústria da música, apoiar o desenvolvimento de estratégias de crescimento e fornecer ferramentas para uma boa gestão da carreira.

Para além deste processo, o MONITOR contempla ainda a atribuição, no final do trajeto, de uma verba de 2.500 euros por projeto, para a gravação de um disco, de um videoclipe ou para a realização de uma sessão fotográfica, bem como uma atuação ao vivo, no âmbito da programação do Teatro Aveirense, em setembro do próximo ano.

A convocatória para a edição de 2024 do MONITOR, lançada em setembro deste ano, previa a seleção de um projeto de Aveiro e dois de outras localidades de Portugal. O próximo passo será o arranque do respetivo percurso de mentoria, com etapas que passam pela teoria relacionada com a indústria musical em Portugal (players, contratos, remunerações), o marketing musical (tradicional e digital), a comunicação, a marcação de concertos e digressões, os direitos de autor e os direitos conexos, seguindo-se o apoio na definição de uma estratégia para todos os níveis do projeto em questão.

A responsável pelo MONITOR é Rafaela Ribas, manager, agente e sócia-gerente da agência aFirma, sendo que a gestão, organização e produção deste projeto está a cargo do Teatro Aveirense. O MONITOR conta ainda com o contributo de 11 especialistas em várias áreas do setor cultural.

Esta iniciativa insere-se no Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030 da Câmara Municipal de Aveiro, nomeadamente no seu Eixo 1 (Criação), e tem o selo do projeto Aveiro, Capital Nacional da Cultura 2024.

Câmara de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.