Aveiro passa a centralizar serviços do desporto universitário

2318
Casa da Avenida Santa Joana.

A Casa da Avenida Santa Joana, um imóvel no centro de Aveiro, propriedade da universidade local, vai servir para a instalação da ‘Casa do Estudante-Atleta’ da Federação Académica do Desporto Universitário.

O acordo de cedência celebrado entre as duas instituições é válido por um período de 20 anos, renováveis.

A ‘Casa do Estudante-Atleta’ irá acolher o ‘Museu do Desporto Universitário’, vários serviços da estrutura profissional da FADU e novas valências, como o recém-criado ‘Gabinete de Formação e Desporto para Todos’.

Informações partilhadas por André Reis, ex presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) que preside atualmente à FADU.

UA e FADU assinanaram, também, um protocolo de cooperação com vários objetivos comuns, como a fixação do ‘Centro de Estágios das Seleções Nacionais Universitárias’ nas instalações e equipamentos desportivos de Aveiro e a criação do ‘Centro de Estudos do Desporto Universitário’, com ações de investigação na área da performance desportiva, monitorização de treino, prevenção de lesões, entre outras.

A FADU irá contar, ainda, com cedência gratuita do uso de salas, auditórios e anfiteatros, para realização de atividades, entre as quais a ‘Academia FADU’, um projeto que pretende “valorizar o papel dos estudantes, dirigentes, técnicos desportivos, voluntários, e outros agentes desportivos, através da realização de ações de formação, conferências e de estágios profissionais, curriculares e extracurriculares nos serviços da FADU”.

A UA está disponível, também, para disponibilizar alojamento, pontual ou permanente, com condições especiais, a dirigentes, staff ou convidados da FADU, no âmbito das iniciativas enquadradas na ‘Casa do Estudante-Atleta’.

Discurso direto

“Estamos certos que este será um passo fundamental para o crescimento e valorização do projeto do desporto universitário em Portugal e não podíamos deixar de agradecer à Universidade de Aveiro pela oportunidade do estabelecimento desta ampla parceria. Por último, dar nota que este é também um bom exemplo que damos a todo o país e ao sistema desportivo nacional de um processo de crescimento e descentralização das instituições. Em breve, todos serão convidados para a inauguração da Casa do Estudante-Atleta” – André Reis, presidente da FADU.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.