Aveiro: Parque de S. João (A25) requalificado vai incluir, também, lugares de autocarros

5012
Parque de estacionamento (A25), em Aveiro.

O parque de estacionamento sob a A25, habitualmente designado como parque de São João, próximo do canal de São Roque, vai sofrer melhoramentos, que há muito têm sido alvo de reparos públicos exigindo condições adequadas aos utilizadores, incluindo de segurança.

O concurso público aprovado pelo executivo camarário esta quinta-feira tem o valor base de 108.205 euros a executar em 60 dias após a adjudicação.

O município já chegou a acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), dona do terreno, para estabelecer um contrato de subconcessão por 25 anos para ter o uso privativo de terrenos abrangidos pelo parque e, também, de bolsas de estacionamento contíguas ao canal de São Roque e a nascente da autoestrada.

Ao abrigo do contrato, a edilidade irá suportar uma contrapartida financeira de 11.000 euros por ano, acrescido de IVA, sendo que a “subconcessão se destina, exclusivamente, para a manutenção do parque de estacionamento descoberto e não tarifado, já instalado no local”.

“Basicamente queremos qualificar aquele espaço, no seu piso, na vedação, organização, dando primazia a viaturas ligeiras, com espaço para autocarros de turismo, não vai ser um parque de autocaravanas dedicado, e irá resolver passivos urbanos e sociais que o local tem”, adiantou Ribau Esteves.

A Câmara quer dar uma reorganização ao parque que terá 25 lugares para autocaravanas, seis lugares para autocarros de serviço ocasional e 165 lugares de ligeiros, “conseguindo um ganho de 27% dos lugares relativamente ao que existe à data.”

A “lógica” é criar um parque tipo o da zona nascente da estação de comboios, que tem uma área dedicada a autocaravanas, mas “não é um parque autocaravanas autónono, tem autocaravanas e área específica autocarros de turismo”. Quanto ao primeiro parque de autocaravanas a criar no concelho, está ainda a ser projetado para ser apresentado publicamente com a localização definida.

Segundo uma nota camarária, a obra no parque por baixo da A25 trata-se de “um intervenção enquadrada na lógica de requalificação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), e que surge da constatação de problemas sociais, de salubridade e segurança na infraestrutura de apoio ao parqueamento automóvel, fundamental na gestão da mobilidade de entrada e saída da zona mais central da cidade.”

O projeto prevê, ainda, “a preparação de infraestruturas para seis lugares correspondentes ao carregamento de veículos elétricos”. A pré-instalação de lugares aptos para o carregamento de veículos elétricos “reforça também a estratégia da Câmara de aposta nos modos suaves de deslocação e de descarbonização.”

Artigo relacionado

Aveiro: Zona junto ao parque de S. João é local “absolutamente impróprio, carregado de lixo”

Visita às obras de requalificação do jardim do Rossio

O presidente da Câmara orienta, este sábado, uma visita guiada à obra de requalificação do Largo do Rossio, a partir das 10:30.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780