Aveiro: Outubro com eventos ligados às áreas da tecnologia, arte e cultura

1725
Recinto municipal de Feiras, Aveiro.
TechDays, Aveiro.
Comercio 780

TechDays Aveiro, Criatech e Prisma reforçam opção política integrada do município: tecnologia, cultura e ambiente.

Aveiro – cidade com forte cariz tecnológico e candidata a Capital da Cultura 2027- aposta numa semana integrada com várias ações e eventos dedicados à tecnologia, arte e cultura

A decorrer entre os dias 7 e 13 de Outubro, a Câmara Municipal de Aveiro apresenta os eventos TECHDAYS Aveiro, CRIATECH e PRISMA / Art Light Tech, que evidenciam o investimento da CMA no seu posicionamento estratégico, aliando a tecnologia à arte e cultura, e oferecendo sete dias consecutivos de conferências, exposições, instalações artísticas, performances e outras experiências para os cidadãos aveirenses e seus visitantes.

“Naming” do Aveiro “Smart City” anunciado no Techdays

Na sessão de abertura da 5.ª edição do Techdays Aveiro, que acontecerá nos dias 10 a 12 de outubro, a Câmara apresentará o “naming Smart City”, que a partir de então estará associado a esta lógica de eventos e aos vários projetos e atividades que já temos em curso e que lançaremos a curto e a longo prazo.

Techdays Aveiro

A edição de 2019 do Techdays dará visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
No Parque de Exposições de Aveiro, o Techdays juntará empresas, unidades de investigação, empreendedores, criativos e o público em geral no mesmo palco para debater e experimentar o futuro.

Através de conferências, exposições, reuniões de negócios, atividades de promoção da educação, em particular das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths), e uma área reforçada de gaming. Este será um espaço de debate sobre os temas mais atuais na área da inovação e tecnologia e no qual se esperam muitas novidades.

Criatech

De 7 a 13 de outubro, Aveiro será palco da terceira edição do Criatech, que apresentará no interior de alguns espaços públicos da cidade peças e artistas de referência nacional e internacional.
Com uma aposta numa programação diversificada, experimentalista e de qualidade, o Criatech irá ao encontro do público em geral, do familiar, dos visitantes da cidade nos seus percursos turísticos, mas também do público especializado.

Os projetos apresentados pretendem reforçar o elo de ligação entre a arte, a tecnologia e a criatividade numa relação sensorial com o público através de instalações e performances dinâmicas e interativas. Ao mesmo tempo o Criatech vai procurar questionar a relação e a importância da tecnologia na sociedade e da sua relação com o espaço público e patrimonial.

Prisma

Destaque ainda, para o lançamento do Prisma / Art Light Tech, nos dias 11 e 12 de outubro. O Prisma assume a luz como o seu elemento central, a sua matéria prima de base para ser moldada pela arte. Combina várias instalações de arte contemporânea que incluem projeções, instalações e obras de som e luz e irá decorrer em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de renome internacional. O Prisma virá fortalecer um ambiente inteligente para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com base na cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas. O Prisma trará à cidade um ambiente convidativo, divertido e convidará à exploração e (re)descoberta da cidade através de uma nova luz. O Prisma quer ser também um contributo para a boa gestão ambiental, chamando a atenção para a eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.

Durante sete dias de outubro na cidade de Aveiro, um vasto conjunto de ações, conferências, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances, irão reforçar o posicionamento do Município e colocar Aveiro como epicentro da rota tecnológica, num processo em crescendo de afirmação como polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.

Discurso direto

“Trata-se de mais um importante passo, de uma visão integrada que a Câmara tem para o município, com o relevante incentivo que o “Aveiro STEAM City” nos trouxe. UM trabalho contínuo de mudança, que permite ao Município ter hoje uma atitude liderante em várias frentes, dando força à opção política de aposta na Tecnologia e integrando-o com o pilar da Cultura e do Ambiente, já em franca execução, quer por via da Candidatura do Município a Capital Europeia da Cultura 2027, quer através da valorização ambiental com obras e investimentos por todo o Município. A junção destes três eventos numa única semana, é uma opção de gestão para potenciar as suas interligações e para a sua maior visibilidade” – Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro.

TECHDAYS AVEIRO – Building Our Future
10 a 12 de outubro
www.techdays.pt | www.facebook.com/techdaysaveiro
Entrada Livre

CRIATECH – Criatividade Digital e Tecnologia
7 a 13 de outubro
www.criatek.pt | www.facebook.com/criatekdigital
Entrada Livre

PRISMA – Art Light Tech
11 e 12 de outubro
Mais informações brevemente.
Entrada Livre

Publicidade, Serviços & Donativos