Aveiro: Operação local de recolha seletiva de biorresíduos vai custar 1,1 milhões de euros durante cinco anos

1185
Bioresíduos.

A Câmara de Aveiro aprovou atribuir à Veolia, por ajuste direto, a operação de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos.

Um investimento de 1,115 milhões de euros para a atual concessionária da recolha de lixo urbano assegurar o novo serviço entre 1 de outubro deste ano e 30 de setembro de 2026.

A autarquia informa que foi aprovado pelo programa POSEUR a operação local de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos, que “contribuirá para atingir as metas nacionais” para esta área.

A “BioAveiro – Recolha Seletiva PaP de biorresíduos” irá servir o setor não doméstico (pequenos produtores de resíduos urbanos), nomeadamente, no canal HORECA, cantinas e mercados municipais, em nove das dez freguesias do município, sendo apenas excluída pelas regras nacionais a Freguesia de São Jacinto, “onde é aconselhado nesse estudo a compostagem dos biorresíduos na origem.”

Está previsto a aquisição de 420 contentores de 120 litros para a deposição de biorresíduos, a aquisição de sacos de lixo recicláveis para os biorresíduos, a implementação de um sistema RFID para os contentores e a instalação de sistema de pesagem no elevador da viatura de recolha seletiva de biorresíduos e a aquisição de uma viatura de recolha de biorresíduos movida a gás natural comprimido (com menos emissões de CO2).

Encontra-se em fase final de elaboração um estudo intermunicipal para o desenvolvimento de sistemas de recolha de biorresíduos. O diagnóstico permitirá “a definição de um ‘Plano de Ação e de Investimento’ para a operacionalização da recolha seletiva de biorresíduos conducente à sua valorização, seja através da implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos seja pela separação e reciclagem na origem através implementação da compostagem doméstica ou comunitária”. Medidas que estão alinhadas com a estratégia definida ou a definir pelos ‘Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos’.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780