Aveiro: Obra “complexa” para reabilitar varanda e escadaria do edifício Atlas

3704
Varanda do edifício Atlas, Aveiro.
Comercio 780

A Câmara Aveiro está a preparar uma intervenção profunda para reabilitar a zona por baixo da varanda e escadaria do edifício Atlas (biblioteca municipal).

A obra irá abranger as três lojas existentes, onde atualmente apenas funciona a que é ocupada pelo ‘Ria Café’.

“Vamos ter de retirar este edifício, porque tem problemas estruturais graves, de insalubridade, por causa de infiltração de água e da falta renovação do ar”, explicou o presidente da edilidade na última reunião executivo.

O projeto, que está em fase de conclusão, prevê “construir um novo edifício, com tipologia igual”, assim como “acabar com o canteiro, que é por onde entra água”.

Uma intervenção “muito complexa” entregue a projetista e para a qual a Câmara pretende lançar uma empreitada quanto antes.

Lojas comercias, junto ao edifício Atlas (Aveiro).

“Já não autorizamos concentrações de pessoas naquela zona, sejam eventos ou o que for, por questões de risco, para sermos previdentes”, referiu ainda Ribau Esteves.

 

 

Obra de arte para decorar centro da ponte praça escolhida

Sobre a nova decoração do renovado centro da rotunda da ponte praça, o autarca anunciou que “a escolha da obra de arte está decidida, mas não formalmente contratada”.

O elemento “vai respeitar aquilo que temos ganho desde que tirámos aquele conjunto, o espaço verde, para dar uma presença integrada numa das mais nobres paisagens urbanas de Aveiro, que tem nos canais, no edifício do hotel Palace, na antiga Capitania e na proximidade aos Paços de Concelho elementos de referência”.

A decoração terá “uma vida dupla, para quem observa de cima e quem passa por baixo em passeio de moliceiro sem se intrometer na leitura da paisagem urbana, nas estátuas existentes” com figuras típicas da cidade.

“Viverá numa presença discreta, que não perturba a leitura da paisagem urbana”, acrescentou Ribau Esteves, aguardando o fim do processo administrativo da encomenda para “dar nota pública” da escolha feita.

‘Ponte praça’, Aveiro.

Artigos relacionados

Aveiro: “Obra de arte” da nova ‘ponte praça’ revelada nas “próximas semanas”

Aveiro / Projeto do Rossio: Reforço da estrutura das “Pontes”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.