Aveiro: O presente e o futuro da Rede Ferroviária Nacional na região

2107
Transporte ferroviário.

A Infraestruturas de Portugal participou, no dia 28 de junho em Sever do Vouga, numa reunião promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, onde foi apresentado e debatido o presente e o futuro da Rede Ferroviária Nacional na região.

A propósito da situação presente, foi realçada a centralidade da região na Rede Ferroviária Nacional e em particular da estação de Aveiro, onde param diariamente 122 comboios na Linha do Norte e 22 comboios na Linha do Vouga, permitindo aceder de forma direta a mais de 100 destinos espalhados por todo o país.

Foram igualmente apresentadas as principais infraestruturas ferroviárias dedicadas ao transporte de mercadorias, com enfoque especial no acesso ao porto de Aveiro, composto por um conjunto de infraestruturas modernas, eletrificadas, dotadas de sinalização eletrónica e aptas para a circulação de comboios com comprimento até 750 m.

Quanto ao futuro, foram apresentados pela IP os principais investimentos em curso no âmbito do plano Ferrovia 2020, bem como os projetos que a IP está neste momento a preparar no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030).

A concretização do vasto conjunto de investimentos em curso e em preparação constituirão uma enorme alavanca potenciadora de desenvolvimento económico e social para toda a região de Aveiro.

Na reunião o Eng. Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, teve oportunidade de explicar detalhadamente os principais projetos em curso e programados, bem como todo o racional tido na sua definição e quais os objetivos a alcançar.

Tratou-se de uma reunião bastante produtiva em que foram esclarecidas as diversas questões colocadas pelos autarcas presentes, tendo a IP tido ocasião para recolher vários e valiosos contributos.

A reunião realizou-se por iniciativa da Comunidade Intermunicipal, tendo a IP participado no quadro do conjunto de ações de esclarecimento que tem vindo a promover no âmbito dos projetos a desenvolver no PNI2030, com os representantes municipais e as diversas entidades publicas e privadas interessadas, sedeadas nas várias regiões de norte a sul do país.

Infraestruturas de Portugal

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online