Aveiro: O arranque de mais um ano letivo

1276
Escola de Santiago, Aveiro.
Comercio 780

Vivemos a semana que se inicia hoje, 13 de setembro, o arranque de mais um ano letivo, o qual desejamos seja tranquilo e recheado de grandes conquistas, depois de dois anos letivos vividos com grande exigência e perturbação, devido à pandemia do Covid-19.

O novo ano letivo 2021/2022 começa com um grande reforço de Pessoal Não Docente (Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais) nas várias Escolas do Município de Aveiro.

Após iniciarem funções no passado dia 16 de agosto 11 novos Assistentes Técnicos nos sete Agrupamentos de Escolas e Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, no dia 1 de setembro foi a vez de iniciarem funções 36 Assistentes Operacionais. No dia 15 de setembro entrará ao serviço o segundo grupo de Pessoal Não Docente, que contempla 11 Assistentes Técnicos e 27 Assistentes Operacionais, os quais contribuirão para um maior e melhor acompanhamento das nossas Crianças e Jovens em todos os Estabelecimentos de Ensino do Município, desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.

Neste arranque de ano letivo a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem assegurados todos os serviços que derivam das novas competências na área da educação, assumidas a 1 de setembro de 2020, estando garantidos os serviços de transportes escolares e transportes especializados para Crianças e Jovens, o fornecimento de refeições desde o pré-escolar ao ensino secundário, a dinamização das Atividades de Animação e Apoio à Família, para as Crianças do Pré-Escolar, bem como a dinamização das Atividades de Enriquecimento Curricular para as Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Vários Estabelecimentos de Ensino sofreram intervenções durante os meses de verão, destacando-se a pintura da Escola de São Jacinto, a substituição do piso das salas do Jardim de Infância da Costa do Valado, a remoção das coberturas de fibrocimento na Escola Básica de Aradas, a reparação de várias patologias na Escola da Glória, a preparação para colocação das instalações provisórias das Escolas do Solposto e Bonsucesso e a abertura do concurso público para as obras na Escola de Santiago.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem afirmado a Educação como prioridade, razão pela qual mantivemos a opção política de elaborar o Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) ao longo dos últimos anos letivos, numa opção plenamente apoiada pelos Parceiros que integram o Conselho Municipal de Educação, o qual tem sido apresentado antes do arranque de cada ano letivo.

No entanto, e devido às Eleições Autárquicas que se realizam no próximo dia 26 de setembro, a CMA decidiu adiar a apresentação do PAEMA, numa atitude de respeito pelo ato que será vivido proximamente, mantendo, contudo a aposta em vários projetos e ações que já se assumiram de grande importância para a comunidade educativa do Município de Aveiro.

Nesse sentido, será mantido e iniciado a 1 de outubro o Projeto Judo Na Escola, numa parceria com a Escola de Judo Nuno Delgado, especialmente dirigido aos Alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade, bem como o Projeto Escola Ciência Viva, em parceria com a Fábrica da Ciência Viva e a Universidade de Aveiro, dirigido aos Alunos do 4º Ano de Escolaridade.

A aposta na Educação STEAM e nos Tech Labs (desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário) continuará a ser feita desde o início do ano letivo, com a instalação dos Tech Labs nas Escolas do 2º Ciclo e a realização de várias ações de formação e capacitação para os vários Profissionais da Educação.

De igual modo, e atendendo à grande adesão por parte da nossa comunidade escolar, a CMA manterá em pleno funcionamento os Serviços Educativos em Rede, envolvendo o Teatro Aveirense, os Museus de Aveiro e Museu da Cidade, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental e a Biblioteca Municipal – Edifício ATLAS.

O funcionamento destes serviços decorrerá como nos anos letivos anteriores, devendo as marcações serem realizadas junto da Divisão de Educação, Desporto e Cidadania da CMA, a qual garante o transporte para as várias iniciativas.

Todas as ações referenciadas acima decorrerão com toda a segurança e cumprimento das atuais regras de saúde pública definidas pela DGS, em especial para as atividades que envolvem as nossas Crianças e os nossos Jovens.

A CMA continuará a investir na criação de mais e melhores condições para um Ensino de grande qualidade no Município de Aveiro, seja na realização de ações de complemento educativo, seja na colocação de recursos humanos nos vários estabelecimentos de ensino ou na melhoria das suas condições de segurança e conforto.

Por fim, desejamos a Todos que o Ano Letivo 2021/2022 seja bom, e que possam continuar a tirar bom proveito da oportunidade que temos de Crescermos Juntos.

Câmara de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.