Aveiro num dos maiores Festivais Internacionais de Cerâmica do Mundo

983
Festival Argillà Italia.
Comercio 780

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, visitou esta quinta e sexta-feira, 1 e 2 de setembro, a cidade italiana de Faenza e um dos maiores Festivais Internacionais de Cerâmica do Mundo – a Argillà Italia, no quadro do desenvolvimento cultural do Município e da preparação da próxima edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que se realiza em 2023, assim como do desenvolvimento do projeto do Museu da Bienal que a CMA tem em curso.

A visita contou com um momento protocolar de apresentação de cumprimentos e reunião de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal de Faenza e da Associação Internacional da Rota Europeia de Cerâmica da União Europeia, Massimo Isola. O Presidente da CMA, Ribau Esteves, que se fez acompanhar de uma equipa de Técnicas da CMA, agradeceu a hospitalidade e deu conta do empenho da CMA para prosseguir e aumentar a intensidade das relações entre Aveiro e Faenza, também no âmbito da Rota Europeia de Cerâmica”.

Ribau Esteves transmitiu ainda ao seu homólogo Massimo Isola, que “para a CMA a aposta importante na Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro – que tem crescido de forma estruturada ao longo dos últimos anos – representa um importante passo na valorização do património Cerâmico e Cultural existente, assumindo a CMA um papel de liderança nacional, nesta matéria”, estando Aveiro “disponível para parcerias futuras” com outras Cidades Cerâmicas Europeias, “para o fortalecimento do Património Cerâmico, da Cultura e da Europa”, concluiu.

Esta visita cumpre também o importante objetivo de integrar e cuidar da relação, ao nível das redes culturais Europeias e Internacionais, do Plano Estratégico para a Cultura no seu Eixo 1 – 1.3 Mobilidade Internacional e da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, tendo-se realizado na tarde de 01SET22 a Assembleia Geral da Associação Europeia da Rota da Cerâmica, assim como contactos institucionais (destacando-se com a Presidente do Fórum da Cerâmica do Parlamento Europeu) e a visita ao Museu Internacional de Cerâmica de Faenza.

Argillà Italia

Quatro anos depois da última edição, Argillà Italia regressa a Faenza nos dias 2, 3 e 4 de setembro, preenchendo por completo as ruas do centro histórico da cidade, com numerosas exibições e eventos que envolvem toda a cidade.

O grande destaque do Argillà são as exposições de cerâmica artística e artesanal, na qual participam oleiros e artistas de todo o mundo, representando cerca de 29 países.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780