Aveiro: Novo ferry é inaugurado esta sexta-feira / Operação em pleno a partir de sábado

2411
Ferry elétrico 'Salicórnia' na Barra do Porto de Aveiro.

O ferryboat elétrico ‘Salicórnia’ encomendado pela Câmara de Aveiro tem inauguração marcada para esta sexta-feira, pelas 11:00, no cais de S. Jacinto. O início da operação regular acontece a partir das 16:20 do mesmo dia.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O evento inclui uma “viagem inaugural”, com partida e chegada a S. Jacinto, que é aberta à população até ao limite da lotação do navio.

O ferry antigo irá fazer as últimas travessias no sentido São Jacinto – Forte da Barra (9:30) e no sentido Forte da Barra – São Jacinto (10:20).

A partir das 11:00 e até às 16:00, o serviço de travessia entre S. Jacinto e o Forte da Barra será assegurada unicamente para passageiros pela lancha ‘Dunas de São Jacinto’.

O novo ferry entrará em funcionamento regular pelas 16:20, em S. Jacinto, “em regime gratuito até ao final desse dia de sexta-feira, partilhando com todos os passageiros, a festa da sua inauguração e ativação.” A partir de dia 3 de fevereiro, as viagens serão feitas com a aplicação dos tarifários em vigor.

Antigo ferry ‘Cale de Aveiro’ de prevenção para assegurar paragens técnicas

A Câmara informa, ainda, que durante os três primeiros meses de operação, “devido à necessidade de monitorização técnica permanente”, o antigo ferry ‘Cale de Aveiro’ estará apto “para garantir a manutenção do serviço, sempre que se verificar necessidade” do novo navio ter de se deslocar a estaleiro. “Trata-se de um procedimento normal e devidamente previsto para este tipo de embarcação e tecnologia inovadora utilizada”, explica o comunicado.

O ferry elétrico tem capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual.  Financiado por fundos da União Europeia em 2,25 milhões de euros, o navio, e respetivo sistema de carregamento, custou cerca de 9 milhões de euros.

Artigo relacionado

Ferry elétrico “é aposta em São Jacinto, no ambiente e no turismo”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.