Soluções de acessibilidade – a revolução da inclusão digital

679
Imagem em https://userway.org/pt/

A inclusão digital é um tema crucial na sociedade contemporânea, especialmente no Brasil, onde cerca de um quarto da população possui algum tipo de deficiência. Para abordar essa necessidade urgente, as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web, conhecidas como WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), têm desempenhado um papel fundamental.

Consideradas o padrão ouro em acessibilidade, as WCAG evoluem paralelamente à tecnologia, promovendo uma inclusão efetiva tanto no mundo digital quanto no físico. Elas são a base das soluções de acessibilidade e legislações sobre o tema.

Criadas pela Iniciativa de Acessibilidade da Web (WAI) do World Wide Web Consortium (W3C), as WCAG não se limitam apenas a recursos estruturais como rampas de acessibilidade e pisos táteis. Elas se estendem ao mundo online, onde a necessidade de inclusão é igualmente premente. No entanto, no Brasil, menos de 1% dos sites passam nos testes de acessibilidade, revelando um desafio emergente para a inclusão digital.

WCAG: o que são e por que são importantes

As WCAG são um conjunto de boas práticas projetadas para tornar o conteúdo web acessível a todos, independentemente de suas habilidades. Estas diretrizes são pautadas em quatro princípios essenciais: ser perceptível, operável, compreensível e robusto. Sob esses princípios, existem 13 diretrizes que fornecem um roteiro claro para alcançar a acessibilidade web.

Princípios das WCAG

Perceptível

Assegura que todos os componentes da interface do usuário e conteúdo sejam apresentados de maneira que os usuários possam percebê-los através de ao menos um dos sentidos. Isso inclui alternativas de texto para imagens, mídias temporais acessíveis, conteúdos adaptáveis e distinguíveis.

Operável

Garante que os usuários possam interagir com todos os elementos do site. Isso abrange a navegabilidade por teclado, tempo suficiente de acesso, prevenção de convulsões e uma navegação intuitiva.

Compreensível

Visa que o conteúdo e a operação do site sejam fáceis de entender. Isso inclui textos legíveis, previsibilidade na navegação e assistência na entrada de dados.

Robusto

Significa que o conteúdo deve ser suficientemente sólido para ser interpretado por uma ampla variedade de dispositivos, incluindo tecnologias assistivas.

Níveis de Conformidade WCAG

Tendo em vista os princípios de acessibilidade, são três níveis de conformidade nas WCAG:

  • A (básico)
  • AA (intermediário)
  • e AAA (avançado).

Cada nível aborda critérios específicos, tornando os sites mais acessíveis para pessoas com diferentes tipos de deficiências. Vale ressaltar que cada nível é cumulativo, com o nível AA incluindo os critérios do nível A e assim por diante.

Para ilustrar os níveis de conformidade da WCAG, considere o uso de mídias temporais como áudios e vídeos em um site. Estes formatos devem ser acessíveis para pessoas com deficiências auditivas e visuais.

Nível A

Este nível inclui recursos como legendas para conteúdo de áudio e descrição de áudio para vídeos. Tais recursos garantem que as pessoas com deficiência auditiva ou visual possam acessar o conteúdo gravado.

Nível AA

Avançando um pouco mais, este nível abrange legendas sincronizadas e descrições de áudio para conteúdos ao vivo. Essas funcionalidades são cruciais para a compreensão de conteúdos transmitidos em tempo real.

Nível AAA

O mais avançado dos níveis, o AAA expande a acessibilidade para uma gama ainda mais ampla de deficiências. Por exemplo, todo conteúdo pré-gravado deve incluir interpretação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e mídias alternativas para conteúdos de áudio ao vivo.

A inclusão digital é mais do que uma necessidade; é um direito. As WCAG desempenham um papel crucial na realização desse direito, e soluções como as oferecidas pela UserWay são fundamentais para transformar essa visão em realidade. Ao garantir a conformidade com as WCAG, organizações podem dar um passo significativo em direção a um mundo verdadeiramente inclusivo.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.