Aveiro / Nova secundária Homem Cristo segue para projeto

2690
Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro (foto de António Ferreira).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro colocou ‘em marcha’ a construção da nova escola secundária Homem Cristo mesmo sem ter garantia de financiamento público.

Questionado na última Assembleia Municipal pelo vogal do PS Jorge Gonçalves, o presidente da edilidade apresentou um ponto de situação em relação à substituição do atual edifício, localizado junto aos paços de concelho.

Em 2022, a Câmara “estabilizou o acordo com o Governo para construir uma escola nova”, que já surge, por essa via, no “mapeamento” de empreitadas a financiar e “desenvolver os chamados termos de referência para lançar o concurso do projeto”. Neste âmbito, Ribau Esteves adiantou que a preparação do concurso “está na reta final” , integrando-se nesta fase, também, a “definição do local”.

Contratado o projetista da escola, a autarquia pretende iniciar, igualmente, o projeto de adaptação da escola atual para albergar serviços municipais. “Como fizemos muito em 2022, andaremos à frente no jogo de conquista de fundos comunitários. Capacitamos a Câmara, é para isso que também servem os impostos”, referiu Ribau Esteves, recordando que o programa PEDUCA angariou, para além de 15 milhões de euros de fundos iniciais, mais 5 milhões de euros afetados aos projetos executados.

Nesta altura, “falta o Governo apresentar o plano de financiamento das 450 escolas que estão no acordo” com as autarquias.

O deputado Jorge Gonçalves questionou a edilidade também sobre a construção da unidade de saúde de Nossa Senhora de Fátima, que já tem localização definida, junto ao edifício-sede da Junta de Freguesia aguardando-se pelo desfecho das negociações para a compra com o proprietário.

O investimento esteve inicialmente para ser financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo passado, entretanto, para o Programa 2020. A Câmara iniciou já a contratação do projeto.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780