Aveiro: Nova Homem Cristo ficará junto à EB 2,3 João Afonso

2818
Aveiro (Google Maps).

A nova Escola Secundária Homem Cristo “vai ficar localizada nos terrenos contíguos à Escola Básica de 2º e 3º Ciclo João Afonso de Aveiro, junto à Avenida da Universidade de Aveiro”, informou hoje a Câmara de Aveiro em comunicado.

Artigo relacionado

Contratado projetista para nova escola secundária Homem Cristo

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No âmbito do desenvolvimento do projeto irá ser definido com exatidão o terreno a afetar à futura Secundária. A área base de referência é a que não está ocupada, no perímetro interior da EB 2,3 João Afonso, entre os edifícios do lado da Avenida da Universidade e a vedação da escola, assim como a própria área de estacionamento automóvel da Avenida da Universidade, junto à vedação da Escola João Afonso.

Trata-se de “um objetivo assumido pelo executivo” para cumprir “no presente mandato autárquico (2021/2025)”. Será um edifício novo que “a Câmara entregará ao Ministério da Educação, para termos uma Escola Secundária Homem Cristo como os seus Alunos, Professores e Pessoal Não Docente merecem, com todas as boas condições que a modernidade nos propicia e exige, nos edifícios e nos seus espaços verdes, de recreio e de desporto”, refere a edilidade.

Para as atuais instalações da Homem Cristo, “edifício que necessita de uma obra de profunda requalificação”, a autarquia projeta “uma vida nova com a instalação dos Serviços da Câmara de Aveiro (atualmente no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos), integrando um expressivo memorial à Escola e ao seu Patrono, o Ilustre Aveirense Homem Cristo.”

Já a área ocupada pelos serviços da Câmara de Aveiro no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos, será qualificada e adaptada em termos funcionais para integrar o Centro de Congressos de Aveiro.

Requalificação da EB 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro em projeto

A edilidade adianta que estão também em curso e em diferentes fases de desenvolvimento, os projetos de requalificação da Escola Básica de 2.º e 3º Ciclo de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

“Em ambos os casos, os projetos serão centrados na profunda requalificação dos edifícios, com especial relevo para o aumento significativo da eficiência energética, do conforto e qualidade das salas de aula, dos espaços de apoio e das zonas exteriores de recreio e de estar.”

No caso do Conservatório, a Câmara informa que “está a ser projetada uma nova sala num edifício novo a agregar ao existente, com as devidas especificações técnicas para a área da Dança, devendo dar-se nota que o edifício do Conservatório tem um valor arquitetónico de referência, características e exigências técnicas especiais pelo facto de ministrar, entre outras, aulas de música individuais e em grupo.”

Os três projetos representam um investimento de 540.000 euros, “sendo essa despesa para já assumida pela Câmara, embora esse valor e o das respetivas obras contam com o financiamento a 100% do Portugal 2030, do Plano de Recuperação e Resiliência e/ou de verbas de um empréstimo BEI (contraído pelo Governo), no âmbito de um programa de financiamento definido por acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo de Portugal, para reabilitação de mais de 450 escolas, até 2033”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.