Aveiro: Nova fase da obra de arranjo entre as Pirâmides e as Eclusas

3022
Rotunda das Pirâmides, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Aveiro anuncia o arranque de uma “nova fase” da obra de qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, uma obra orçada em 2 milhões de euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A empreitada de qualificação urbana, que “decorre a bom ritmo, avança, esta quinta-feira, para uma nova fase com a requalificação e reperfilamento da Rua do Sal, “com a devida articulação com a obra de requalificação e relocalização do limite nascente do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, que também se encontra em curso.”

Segundo lembra a edilidade em comunicado,” o alargamento do perfil viário vai permitir a boa ligação à nova rotunda a poente do viaduto sob a A25, que já é possível observar e será fundamental na organização dos acessos à cidade, à autoestrada e aos diferentes polos de interesse circundantes.”

Alterações de trânsito

Devido à obra, estará vedado o acesso ao Canal de São Roque e ao Bairro da Beira-Mar, via Ponte das Eclusas e Av. Dr. David Cristo. A duração dos trabalhos é de, previsivelmente, seis semanas. Em alternativa, os automobilistas podem utilizar o acesso norte a esta zona da Cidade, entrada na A25 (sentido poente / nascente) através da rotunda de ligação entre a Av. 25 de Novembro e a Av. Dr. Carlos Candal (Nó das Agras), seguindo depois pela Rua António da Rocha Madail, Rua José Pereira Tavares, Cais dos Remadores Olímpicos, Parque de Estacionamento do Parque do Canal de São Roque e na Ponte de São João aceder ao Rossio, podendo também entrar na cidade pelo nó de Esgueira da A25 e seguir para a Avenida 25 de novembro.

O corte de trânsito “foi devidamente compatibilizado” com a reabertura da circulação no Rossio e nas artérias envolventes do Bairro da Beira Mar, também prevista para a manhã desta quinta-feira. A Câmara recorda, a propósito, que a empreitada é “fundamental para a sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar, que vai acontecer maioritariamente pela ponte da eclusa e pela ponte de São João.

Parque de estacionamento do Rossio entra em atividade

O estacionamento subterrâneo do Rossio entra em operação a partir das 10:00 desta quinta-feira numa concessão entregue à empresa Empark pelo prazo de 40 anos, pela qual a edilidade recebe uma contrapartida financeira, 2,5 milhões de euros (o contrato abrange ainda o parque de estacionamento do Mercado Manuel Firmino). A circulação automóvel no Rossio far-se-á no sentido Ponte de São João > Praça General Humberto Delgado / Pontes (na Rua João Afonso de Aveiro a circulação é feita nos dois sentidos) e compreende também a ativação de uma ciclovia dedicada, nos dois sentidos e que está devidamente sinalizada.

Artigo relacionado

Aveiro: Estacionamento na cidade reorganizado prevê aumento de preço de 50%

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.