Aveiro na rota de buscas por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais em eventos desportivos

2451
Polícia Judiciária.
Smartfire 728×90 – 1

As buscas que a Polícia Judiciária (PJ) fez na sede do Boavista por suspeitas fraude fiscal qualificada e branqueamento de capital chegaram também a Aveiro.

A Diretoria do Norte da PJ, em colaboração com a Inspeção Tributária (AT) da Direção de Finanças do Porto, confirmou, em comunicado, a operação policial no rasto de proveitos ilícitos elevados.“Até à presente data foi identificada uma vantagem patrimonial de milhões de euros”

Nesse âmbito, foram realizadas 10 buscas domiciliárias e três buscas não domiciliárias realizadas nos Concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Guimarães e Aveiro. Neste último caso, estará em causa a SAD do Grupo Desportivo da Gafanha, adianta o jornal Correio da Manhã.

Os inspetores da PJ e da AT estivera em dois escritórios de advogados, duas sociedades anónimas desportivas e dois cofres bancários.

“De acordo com o apurado até ao momento pela investigação, em causa estará a não entrega da prestação tributária devida, e a sua subsequente ocultação através do desenvolvimento de atividade empresarial relacionada com a realização e gestão de eventos desportivos”, refere um comunicado.

Segundo a PJ, “os suspeitos envolvidos serviam-se de diferentes ferramentas, entre os quais a utilização de faturação falsa emitida por empresas nacionais e estrangeiras e a ocultação de proveitos.”

Para o branqueamento, existem suspeitas que “foram usados mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivamente constituídas para o efeito, assim como o investimento em organizações desportivas, com conluio de agentes desportivos.”

Ainda de acordo com o comunicado, “para concretizarem as atividades ilícitas referidas os suspeitos recorreram a aconselhamento jurídico e técnico especializado.”

A operação policial envolveu cerca de 80 elementos, incluindo a participação de Magistrados Judiciais e do Ministério Público e dele resultou a apreensão de documentação diversa relacionada com os factos em investigação.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780