Aveiro: Mariana Lopes e Diogo Carvalho dão nome aos renovados Pavilhão e Piscina da CMA / IPDJ

2010
Complexo do antigo Indesp.
Comercio 780

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu dar ao Pavilhão e à Piscina que estão sob a sua alçada durante 20 anos (e que são propriedade do IPDJ / Estado), os nomes da andebolista internacional Mariana Lopes (jogadora de referência do Alavarium) e do antigo nadador olímpico Diogo Carvalho (atleta de referência do Galitos), respetivamente, homenageando as suas carreiras e contributos relevantes e indeléveis para o bom nome de Aveiro e dos Aveirenses, dos seus Clubes, constituindo também um exemplo de modelo de vida e de compromisso que inspira centenas de Crianças e Jovens.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O Pavilhão que terá como utilizador principal o Alavarium Andebol Clube, vai ter o nome de Pavilhão Municipal Mariana Lopes. A internacional portuguesa jogadora da Seleção Nacional, atualmente a representar o Bayer Leverkusen na Bundesliga, iniciou o seu percurso na modalidade no Clube de Aveiro, tendo passado pela Suécia onde representou o Boden Handboll entre 2016 e 2018. Em 2018 chegou à liga alemã, umas das principais ligas mundiais, onde representou o Union Halle-Neustadt e o Thuringer HC, antes de chegar ao Bayer em 2020.

A Piscina que terá como utilizador principal o Clube dos Galitos, vai ter o nome de Piscina Municipal Diogo Carvalho. Desde sempre ligado aos Galitos, o nadador olímpico inscreveu o seu nome no livro dos recordes nacionais por 127 vezes, a primeira das quais em 2002, quando tinha apenas 14 anos.

Mas foi a nível internacional que o antigo nadador, retirado em 2021, marcou o panorama nacional e internacional da natação. Diogo Carvalho é, ainda hoje, o atleta português mais internacional de sempre, com 85 representações, das quais 16 presenças em Campeonatos da Europa e 12 em Campeonatos do Mundo. O auge da sua carreira foram as presenças consecutivas em três Jogos Olímpicos, Pequim em 2008, Londres em 2012 e Rio de Janeiro em 2016.

A Piscina e o Pavilhão do IPDJ foram entregues à gestão da CMA em 2019 pelo período de 20 anos. Neste seguimento a CMA decidiu avançar com as urgentes e profundas obras de requalificação das duas infraestruturas, atualmente em fase final de execução, num investimento superior a 3,5 milhões de euros.

A Piscina Municipal Diogo Carvalho e o Pavilhão Municipal Mariana Lopes, vão ter as suas obras concluídas, as suas novas vidas ativadas e as suas inaugurações vividas em festa nas próximas semanas, em datas a anunciar em breve.

Câmara de Aveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.