Aveiro: Mais quatro projetos do programa ‘Viva a cidade’ em marcha

2293
Programa 'Viva a Cidade,' Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Avançam mais quatro dos sete projetos selecionados em Aveiro no âmbito do programa ‘Vida a cidade’, com um investimento, desta feita, na ordem dos 182 mil euros.

A Câmara, na sua reunião privada desta sexta-feira, aprovou a a abertura de concurso público para novos equipamentos.

Um ‘Parque Infantil da Bicicleta’, que tem como valor base de 90.850 euros (+ IVA). Seguiu também para concurso público a construção de três projetos: a ‘Minibiblioteca’, o ‘Parque Canino’ e a ‘Rua Verde’, pelo valor base global de 91.100 euros (+ IVA).

O ‘Vida a Cidade’ é uma iniciativa que está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), com apoio dos fundos da União Europeia que totalizam 172.815 euros.

O programa, lembra a Câmara, “promove uma cultura de participação e cidadania ativa, com a particularidade das propostas se integrarem na Área de Reabilitação Urbana (ARU)”.

Mais informação ‘Viva a cidade’

‘Parque Infantil da Bicicleta’ – Equipamento a localizar no Bairro do Liceu, no relvado com uma superfície com cerca de 2990 m2, compreendido entre a Avenida 25 de Abril, a Norte, a Rua de São Martinho, a Sul e limitado a Este pela ferrovia. Fica, também, muito próximo da Escola Mário Sacramento e junto ao novo trajeto ciclável (que se encontra neste momento em construção).
Com o objetivo de promover e incentivar a utilização da bicicleta desde cedo na vida das crianças, oferece um espaço de encontro de amigos e famílias.

‘Parque Canino de Aveiro’, ‘Rua Verde’ e ‘Minibiblioteca’ – A ‘Minibiblioteca’ será um espaço público, a edificar entre a Rua de São Martinho e a Avenida 25 de Abril, um projeto de participação coletiva de incentivo à leitura e cultura. Os livros são de uso público, porém a responsabilidade sobre eles é de cada um. O ‘Parque Canino’ será construído no Cais de São Roque, no prolongamento do Parque dos Remadores Olímpicos. Um espaço vedado, dotado de elementos para exercícios de agilidade e obediência, para que os animais de companhia possam correr, brincar soltos e conviver, proporcionando o seu exercício e socialização, sempre sob a supervisão dos seus detentores. O parque vem complementar o já existente, a nascente do Centro de Congressos de Aveiro e da linha ferroviária. Para a área da Rua Cândido dos Reis, o projeto ‘Rua Verde’, tem como objetivo a criação de áreas de convívio, de descanso e interação entre residentes, trabalhadores dos espaços comerciais e outros, terá uma função social relevante, tanto no embelezamento dos espaços – ecopontos sociais e animal – como na criação de espaços de vizinhança partilha e interajuda promovendo o desenvolvimento do bem comum.

Artigo relacionado

Parque canino na Forca Vouga pronto em 90 dias

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780