Aveiro: Mais de meia tonelada de pescado apreendido na lota

1537
Apreensão de pescado fresco (GNR).
Smartfire 728×90 – 1

A GNR apreendeu ontem mais de 600 quilos de pescado fresco de diversas espécies por ‘fuga à lota’e incumprimento das medidas mínimas durante uma fiscalização realizada na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.

Ao verificar as atividades de pesca e controlo do cumprimento das normas que regem a descarga e o transporte de pescado fresco, os militares da Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro abordaram três viaturas no porto de pesca costeira que transportavam o pescado sem qualquer documentação.

“No decorrer das diligências policiais detetou-se ainda que parte do pescado não cumpria com a medida mínima estipulada por lei para ser comercializado, nomeadamente as espécies lula-vulgar (Loligo vulgaris) e pescada-branca (Merluccius merluccius), tendo sido apreendidos mais de 600 quilos de pescado com um valor estimado de 5.378 euros”, refere um comunicado.

Segundo a GNR, foram identificados dois homens, de 41 e 65 anos, e a empresa proprietária da embarcação, tendo sido elaborado três autos de contraordenação, cujas infrações podem atingir um valor máximo de 44.891 euros.

O pescado imaturo apreendido, adianta a Guarda, depois de submetido a verificação higiossanitária, foi entregue a seis instituições de solidariedade social.

O restante pescado apreendido, por não ter sido sujeito ao primeiro regime de venda, será entregue em lota.

Publicidade, Serviços & Donativos