Aveiro: Junta de Freguesia de Cacia em casa antiga renovada

1184
Novo edifício-sede da Junta de Freguesia de Cacia, Aveiro.

A freguesia de Cacia engalanou-se este sábado para a inauguração da obra de requalificação da antiga casa do Conselheiro Nunes da Silva, que passará a funcionar como edifício-sede da Junta de Freguesia.

Artigo redigido com a colaboração de Macedo Pita *

Um desejo que se tornou realidade ao fim de muitos anos e cerca de 600 mil euros (a maior obra de sempre da Junta), justificando o ambiente festivo.

A Câmara de Aveiro deu apoio financeiro relevante, assim como o suporte técnico ao concurso e empreitada a que a freguesia deitou mãos.

Na hora do ‘corte da fita’, Ribau Esteves, líder da edilidade, lembrou os autarcas anteriormente envolvidos na preservação do edifício histórico. “Tenho um gosto muito grande de viver este momento. Os objetivos de servir a população não são objetivos de um mandato, não são determinações de um mandato ou de um autarca. São objetivos de vários autarcas e vários mandatos. Este é um bom exemplo de quantos acreditaram na soma desses objetivos e conseguimos concretiza-los. Quero saudar o presidente Girão Pereira e o presidente Celso Santos que deram o exemplo e possibilitaram dar andamento a este objetivo”, afirmou.

Ribau Esteves prestou outro reconhecimento especial: “É muito raro uma Junta desta dimensão conseguir acumular 400 mil euros para fazer uma obra destas. É preciso ao longo de cada ano guardar um bocadinho para a fazer e pagar. Já lá vai o tempo em que se faziam obras para os outros pagar. Já lá vai mais de uma década. Deixo um abraço especial ao Nelson Santos por ter sido herdeiros a destes objetivos e ter-lhes dado continuidade”, acrescentou.

Ribau Esteves, presidente da CM de Aveiro (inauguração do edifício-sede da Junta de Freguesia de Cacia).

Aos 480 mil euros iniciais previstos, outros encargos fizeram com que obra tenha um custo final de quase 600 mil euros, sendo a diferença suportada pela Câmara. Além do apoio financeiro de cerca de 200 mil euros, a autarquia apoiou também todos os trabalhos técnicos e jurídicos nesta obra.

Discurso direto

“Esta festa não foi fácil. Apesar de prometida por altura do 25 de abril só de há 16 anos para cá é que o processo se iniciou, pelas mãos do meu antecessor Casimiro Calafate, que saúdo, e que iniciou um processo de arrecadação da verba financeira para concretizar este sonho. Depois dos processos formais e legais o projeto tinha forma para andar, mas mesmo aí surgiram algumas pedras, que encontramos pelo caminho, e que a Junta soube contornar para levar a bom porto a construção deste remodelado edifício. Depois deste sonho concretizado é hora de alcançar novos sonhos e objetivos trabalharmos no dia-a-dia junto da nossa população, do tecido empresarial e coletividades, para que façamos de Cacia um local ainda melhor” – Nelson Santos, presidente da Junta de Cacia.

* Jornal Ecos de Cacia.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.