Aveiro: Interessados em dar ideias para a antiga lota já podem concorrer

2715
Antiga lota de Aveiro.

O ‘Concurso de Ideias – Estudo Urbanístico da Zona da Antiga Lota de Aveiro – Living Places Lab’ dinamizado pela Câmara local foi publicado esta segunda-feira em Diário da República.

A área em causa, cerca de 10 hectares, encontra-se ainda sob juridisção da Administração do Porto de Aveiro, mas é pretendida pela autarquia, que mantém negociações com o Governo nesse sentido no âmbito do pacote de descentralização.

De acordo com o anúncio, está prevista a possibilidade do vencedor realizar o desenvolvimento de partes do projeto, mediante procedimento por ajuste direto.

A “coerência e racionalidade do estudo”, “Adequação das soluções estruturais à caraterísticas do solo”, “Harmonização das soluções propostas com a envolvente próxima”, e “Adequação ambiental da proposta às funções definidas nos princípios” surgem entre os factores de ponderação do júri com maior ‘peso’ (60% cada) para a escolha do projeto.

Os interessados têm 75 dias para apresentar propostas.

O montante global dos prémios de participação é de 65 mil euros.

» Prémio de consagração – concorrente ordenado em primeiro lugar: 50,000 euros;
» Prémio de participação – concorrente ordenado em segundo lugar: 10,000 euros;
» Prémio de participação – concorrente ordenado em terceiro lugar: 5,000 euros.

Objetivo

Apresentação do conceito de ocupação e respetivo desenho urbano, que permita não só valorizar a imagem urbana dos terrenos da antiga Lota de Aveiro, como promover as vivências urbanas, apostando na diversidade de funções, numa perspetiva de gerar um espaço dinâmico, com forte cariz cultural, com espaço de relevo para os desportos náuticos e a náutica de recreio, tudo alicerçado numa aposta de sustentabilidade ao nível ambiental, social e económico. Estes objetivos vão também tomar forma num equipamento único, o Living Places Lab, que congregará diversas valências e funções permanentes de dinamização cultural e comunitária, integrando-se toda esta operação na Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Artigos relacionados

“Todos querem” a gestão da lota nas mãos da Câmara de Aveiro

Câmara de Aveiro planeia um hotel na antiga lota

Porto de Aveiro desmente proposta de seis milhões pela antiga lota

“Reconversão” do Antigo Colégio Dr.º Alberto Souto também aberta a propostas

A Câmara de Aveiro lançou a concurso público um outro concurso de ideias, neste caso para o projeto para a “reconversão” do Antigo Colégio Dr.º Alberto Souto, futuro ‘Creative Change Academy’.

Segundo o anúncio, a “Qualidade técnica da proposta” é o critério de ponderação com ‘mais peso’, de 80%. A autarquia tem 30 mil euros para prémios de participação, sendo 20 mil euros para o primeiro classificado no concurso.

Artigo relacionado

Concurso de ideias para a conceção da reconversão do antigo colégio Dr. Alberto Souto

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.