Aveiro: Identificado mariscador ilegal e 246 quilos de berbigão apreendidos

4242
Apreensão de bivalves da Ria de Aveiro.

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu 246 quilos de berbigão, na Ria de Aveiro.

A apreensão ocorreu na Gafanha da Nazaré a 13 de maio “no âmbito de uma ação de fiscalização que visou a captura e transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, tendo os militares identificado um indivíduo, por apanhar bivalves numa zona interditada.”

Das diligências realizadas pela GNR, resultou a apreensão dos bivalves e do respetivo material utilizado na captura.

O indivíduo, um homem de 55 anos, foi identificado, sendo laborados dois autos de notícia por contraordenação, por exercício da pesca sem estar licenciado para o efeito e por exercício da pesca em zonas consideradas insalubres ou que, por qualquer motivo, possam originar perigo para a saúde pública. Infrações que podem chegar aos 50 000 euros e 25 000 euros, respetivamente.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural, impedindo assim que os mesmos entrassem no circuito comercial, evitando assim riscos para a saúde pública.

A GNR alerta que “a ingestão de bivalves contaminados pode causar graves problemas de saúde. Os moluscos bivalves são organismos que se alimentam por filtração, possuindo a capacidade de acumular nos seus tecidos vários contaminantes, que se forem consumidos, podem provocar diversos tipos de intoxicação.”

As interdições de captura dos moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos aplicam-se ao público em geral, mariscadores profissionais e amadores, independentemente do processo de captura.

Publicidade, Serviços & Donativos