Aveiro / GOP de 2020: PS dispensa debate de proposta com decisões consumadas

1218
Executivo camarário de Aveiro.

A proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento da Câmara de Aveiro para 2020 foi aprovada em tempo recorde no atual mandato, com os votos da maioria PSD-CDS, esta quinta-feira, em reunião de executivo.

Depois do presidente da autarquia ter feito a apresentação, resumida, dos documentos, que incluem o pacote fiscal, os eleitos do PS limitaram-se a votar contra, remetendo as razões para uma declaração de voto.

Uma tomada de posição em jeito de protesto na sequência da apresentação feita pela maioria, em conferência de imprensa, esta semana, das GOP, que foi justificada pelo vereador Manuel Oliveira de Sousa por estar perante decisões consumadas, sem espaço a discussão no seio do executivo.

“Como temos dito várias vezes, em processos como este, que envolvem muito que é opção política para o município, gostaríamos de ver isto tratado em reunião de Câmara antes de ser tratado em praça pública. Não foi opção do presidente. No fundo, as decisões chegam para ser ratificadas, já estão tomadas. Perante isto a nossa ilação é que o debate está esvaziado, a nós resta-nos votar contra e fazer declaração de voto”, afirmou.

Ribau Esteves lembrou que “o documento estava pronto” aquando da apresentação prévia à reunião de Câmara, que “é uma prática, copiando, até o Governo”.

Se o voto contra do PS foi considerado “normal”, o edil estranhou mais que a oposição não tivesse feito propostas, ao contrário do que terá sido prática em anos anteriores. “Nem respostas, agora o PS nem arrisca fazer propostas”, criticou.

O orçamento para 2020 atinge 91,2 milhões de euros, um aumento de cerca de 20 milhões relativamente ao ano em curso.

GOP em “crescendo ao nível do investimento em projetos, obras, eventos e ações de múltiplas tipologias” – Ribau Esteves

“Este documento de gestão do terceiro ano do presente mandato autárquico, mantém os princípios de gestão que vimos gerindo nos últimos seis anos, de transparência, rigor e cumprimento dos compromissos assumidos com os Cidadãos e com o Fundo de Apoio Municipal (FAM) pelo Programa de Ajustamento Municipal (PAM), consolidando a recuperação financeira e a capacitação organizacional da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e crescendo ao nível do investimento em projetos, obras, eventos e ações de múltiplas tipologias”. (consultar nota introdutória das GOP da Câmara de Aveiro para 2020)

Artigos relacionados

Aveiro: “Gestão com muito dinheiro é cega, surda e promove erros de identificação das prioridades” – PS

Aveiro: Qualificação urbana continua a levar a maior fatia do orçamento camarário

(imagem de arquivo)

Publicidade, Serviços & Donativos