Aveiro ganhou ‘a corrida’ por Carlos Martins para a candidatura a Capital Europeia da Cultura

4444
Aveiro, Candidatura da Capital Europeia da Cultura.

É um dos principais ‘trunfos’ da Câmara de Aveiro para a candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027. O município vai contratar Carlos Martins, ex director executivo da ‘Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura’.

O presidente da Câmara anunciou na reunião pública do executivo, esta quinta-feira, quase todos os elementos da comissão executiva, que será coordenada pelo seu assessor para a cultura José Pina, diretor do Teatro Aveirense, que já tem vindo a liderar “toda a operação” da candidatura. Da Câmara, irão ter lugar ainda dois técnicos superiores ligados aos fundos comunitários e da cultura.

Carlos Martins, que trabalhava já em Aveiro, entre outras prestações de serviços, na elaboração do Plano Estratégico da Cultura, encomendado à empresa que dirige, a Opium, “é uma pessoa que estava a ser muito disputada por várias cidades candidatas”, segundo referiu Ribau Esteves, considerando tratar-se “seguramente do português melhor preparado nesta matérias”, patendendo à participação na última Capital Europeia da Cultura que Portugal teve. “Ganhámos esta disputa, que foi muito intensa. Ficámos muito satisfeitos”, disse o edil.

O executivo foi informado que estarão representados no orgão de gestão da candidatura a Universidade de Aveiro, através do Pró-Reitor Filipe Teles, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que indicou Rosa Conceição, assessora da cultura e educação, e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), através da secretária-geral Elizabete Rita.

O Conselho Estratégico, onde o presidente da Câmara de Aveiro terá presença, será apresentado dia 18, com a presidência a ser reservada para uma figura cultural de referência internacional ainda não divulgada. Caberá a este orgão indicar mais três representantes na comissão executiva.

Manuel Oliveira de Sousa, vereador do PS, voltou a sublinhar que o vereador da Cultura, Miguel Capão Filipe, deveria fazer parte da comissão executiva, liderando-a.

Artigos relacionados

Aveiro / Capital Europeia da Cultura: Ribau acusa o PS de ter “macaquinhos” na cabeça

Estratégia cultural aponta para tornar Aveiro “a cidade que melhores condições dá aos artistas”

Publicidade, Serviços & Donativos