Aveiro: Ecocentro municipal pronto a funcionar

1216
Projeto do Ecocentro de Aveiro.

A Câmara de Aveiro agendou para o próximo sábado, dia 4 de junho, a inaguração do ecocentro municipal, assumido como “mais um importante contributo” para o concelho “crescer na qualidade da gestão ambiental”.

O equipamento foi construído junto dos Serviços Urbanos da Câmara, em Taboeira, tendo envolvido um investimento municipal de 750.000 euros.

A edilidade foi obrigada a fazer trabalhos de remoção de lixo, de um antigo aterro que existiu na zona, o que representou um encargo de 220.000 euros.

O início da obra de construção “teve de ser replaneado, sendo que para além da remoção dos inertes foram necessários novos trabalhos de terraplanagem, para permitir o bom desenvolvimento da empreitada”, explica um comunicado.

O ecocentro, que será gerido em regime de prestação de serviços pela empresa Veolia, tem capacidade para receber mais de 650 toneladas por ano de resíduos urbanos. Destina-se a uso exclusivo de utilizadores do município de Aveiro. No caso e não-domésticos, têm de produzir menos de 1.100 litros de resíduos por dia, incluindo frações recolhidas de forma seletiva e indiferenciada.

A estrutura pode acolher todo o tipo de materiais, desde o tradicional papel e cartão, embalagens de plástico ou metal e vidro, até aos materiais menos comuns. Assim como equipamentos eletrónicos, pneus ou têxteis e ainda produtos mais perigosos para o meio ambiente e para a saúde, como são disso exemplo as tintas, os vernizes e diluentes, os solventes, os produtos de limpeza e os produtos hospitalares de autocuidados.

Servirá, também, para acolher, separadamente, materiais diversos, que serão posteriormente encaminhados para empresas de valorização e tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos, tendo em vista a sua reciclagem.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780