Aveiro e Santo António do Príncipe renovam amizade com ‘Declaração de Cooperação’

1335
Receção ao presidente da Câmara de Aveiro na cidade de Santo António (Ilha do Príncipe).
Comercio 780

O município de Aveiro e a cidade de Santo António do Príncipe, capital da Ilha do Príncipe, do Arquipélago de São Tomé e Príncipe, assinalaram, esta segunda-feira, os 30 anos de geminação com assinatura de uma ‘Declaração de Cooperação’.

A efeméride motivou a deslocação do presidente da autarquia aveirense, Ribau Esteves, à segunda maior ilha da antiga colónia portuguesa.

O ‘Protocolo de Amizade’ original entre as duas cidades irmãs foi assinado a 8 de dezembro de 1988.

A nova ‘Declaração de Cooperação’, rubricada pelo edil de Aveiro e pelo presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, José Cassandra, estabelece a vontade dos subscritores em “promover uma enorme variedade de projetos de intercâmbio e de desenvolver ainda mais as relações amistosas” entre as cidades “de forma adequada a uma nova era”.

Segundo um comunicado da autarquia aveirense, perspetivam-se “ações concretas de cooperação para as áreas do ambiente e das novas tecnologias” tendentes ao “desenvolvimento mútuo”.

As cidades irmãs comprometem-se a aprofundar a “promoção de trocas económicas, culturais, sociais e educativas”.

A Câmara de Aveiro manifestou abertura também para cooperar om o Governo Regional, “promovendo a troca de experiências e informação regular entre os seus serviços especializados e os do Governo da Ilha do Príncipe nas mais diversas áreas”, desde projetos urbanísticos e de ordenamento territorial, saneamento, depósito e tratamento de lixos, passando pela monitorização e melhoria da qualidade da água para uso doméstico, até à construção de vias de comunicação.

“As relações bilaterais de amizade assentam nesta base histórica, em que as cidades não são pontos isolados e precisam de alargar a sua esfera de influência a nível internacional, através da cooperação estratégica, solidariedade e troca de informações” conclui a nota de imprensa.

Publicidade, Serviços & Donativos