Aveiro é o terceiro distrito com mais empresas inovadoras

3468
Parque Ciência e Inovação, Ílhavo.
Comercio 780

Aveiro é o terceiro distrito do País mais representado no ranking de 2023 das empresas nacionais com o ‘Estatuto Inovadora COTEC’ elaborado pela COTEC Portugal, associação empresarial para a inovação.

Ao todo, foram distinguidas 790 empresas nacionais, o que corresponde a um crescimento de 21% em relação a 2022. “Com os resultados desta 3ª edição, os melhores de sempre desde que a iniciativa foi lançada para premiar a inovação e o desempenho das empresas portuguesas, já foram reconhecidas mais de 1000 empresas”, refere um comunicado da COTEC, considerando que o ‘Estatuto Inovadora COTEC’ afirma-se como u”ma marca que reforça a reputação e prestígio das empresas e contribui para um relacionamento de excelência com o sector financeiro.”

As empresas inovadoras são maioritariamente PME (93%) e localizam-se nos distritos do Porto (176 estatutos), Lisboa (143 estatutos), Aveiro (140 estatutos) e Braga (114 estatutos), que, em conjunto, concentram 73% das empresas com o certificado de inovação.

Naquela que foi a 3ª edição do prémio, a associação registou um recorde no número de candidaturas. Das 1184 as empresas candidatas a este estatuto, foram consideradas elegíveis 1121 e atribuídos 790 estatutos (taxa de sucesso de 67% das candidaturas apresentadas), um crescimento de 21% comparativamente ao número de estatutos atribuídos na edição do ano passado.

Lançado em 2021, o ‘Estatuto Inovadora COTEC’ é um selo de reputação e prestígio que visa a distinção e reconhecimento público das empresas que, pela qualidade da sua liderança, gestão e desempenho, constituem um exemplo para o País.

No total, as empresas distinguidas são responsáveis por exportações no valor de 7,3 mil milhões de euros, investiram 479 milhões de euros em actividades de investigação e desenvolvimento, e 64% detêm direitos de propriedade industrial.

O ‘Estatuto Inovadora COTEC’ tem um período de validade de um ano, a contar da data de emissão do certificado, devendo ser renovado anualmente. Mediante a verificação de critérios rigorosos, é atribuído a empresas que possuem um elevado nível de solidez financeira e investem em I&D.

Discurso direto

“É muito gratificante verificar o crescente interesse nesta iniciativa, que tem vindo a crescer de ano para ano, e o dinamismo das empresas inovadoras. Houve um aumento das candidaturas, dos estatutos atribuídos, mantendo, naturalmente, os elevados níveis de exigência. Há ainda um caminho a fazer na economia da inovação. Das 4000 empresas nacionais que investem em inovação, mais de 25% já conseguiram alcançar este estatuto” – Jorge Portugal, Director Geral da COTEC Portugal.

» Instaladas em múltiplos sectores, 59% das empresas distinguidas como inovadoras pertencem à indústria transformadora. Segue-se o sector da informação e comunicação (16%), da consultoria (8%) e do comércio (8%);

» As 790 empresas inovadoras da 3ª Edição do Estatuto Inovadora COTEC empregam um total de 96 126 trabalhadores e, em conjunto, obtiveram um volume de negócios de 14,4 mil milhões de euros em 2021;

» O estatuto foi atribuído a empresas experientes: mais de metade das empresas inovadoras tem entre 11 e 30 anos. De referir, ainda, que 25 % das inovadoras COTEC tem a sua sede em cinco concelhos: Lisboa, Porto, Braga, Leiria e Vila Nova de Famalicão.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780