Aveiro domina incentivos

1694
Portugal 2020.
Comercio 780

A região de Aveiro tem o tecido empresarial mais dinâmico do país no que toca a aproveitar os incentivos comunitários do Portugal 2020, apesar da Área Metropolitana do Porto liderar nas candidaturas.

Cálculos feitos pelo jornal Expresso, comparando com as 23 regiões do Continente.

Em Aveiro, dominam os projetos de grande dimensão, muitos correspondendo a investimento estrangeiro.

A região lidera no valor dos projetos aprovados com uma média superior a 24 milhões de euros aprovados por empresa. No valor dos incentivos contratados Aveiro também está no topo, com uma média superior a 10 milhões de euros de incentivos.

A lista de projetos empresariais apoiados pelo Compete 2020 é elucidativa. A começar pelos projetos da Navigator, em Cacia (120 milhões de euros), Eurocast, em Estarreja (49 milhões de euros), e a Renault, também em Cacia (47 milhões de euros).

Existem outras candidaturas relevantes em Aveiro (Bosch), Oliveira do Bairro, Estarreja, Ovar e Águeda.

Em declarações ao Expresso, o presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), Fernando Castro, destaca o empenho das empresas da região em investimentos “para fazer face às necessidades de atualização e crescimento”, pelo que “não admira que seus responsáveis acorram aos apoios comunitários (…), tanto mais que é por demais sabida a míngua de capitais nacionais”.

Artigo completo acessível por subscrição em https://expresso.sapo.pt/economia/2018-09-23-Aveiro-domina-incentivos