Aveiro / “Declaração de voto”: Votos autárquicos para 2021

1493
Edifício sede da Assembleia Municipal de Aveiro.
Comercio 780

“Declaração de voto” – Espaço de opinião semanal das bancadas dos partidos representados na Assembleia Municipal de Aveiro.

  • Votos autárquicos e outros para 2021.

“Para 2021 o que desejamos é que ele seja um incentivo à vida, um ano positivo e em crescendo. Neste princípio do ano e em termos autárquicos na bancada do PSD de Aveiro queremos que o executivo prossiga quatro premissas base: cumprimento dos compromissos assumidos (dívida), controle da despesa corrente, forte investimento em todo o Concelho e forte combate à pandemia do Covid 19.
No cumprimento dos compromissos de divida assumidos desejamos que o executivo prossiga o caminho que permitiu de cerca de 150 Milhões de € para cerca de 80 à data num esforço feito por todos os Aveirenses.
No controle da despesa corrente desejamos que o executivo prossiga as suas obras e o seu dia-a-dia cumprindo o rigor da boa gestão dos dinheiros públicos.
No investimento desejamos que prossigam as obras de qualificação dos espaços públicos e da rede viária em todo o concelho. Desejamos que continue o investimento na Educação, nas Unidades de Saúde, na Habitação Social, no Desporto, na Cultura e no apoio às Associações sem fins lucrativos e às Juntas de Freguesia.
No combate à pandemia do Covid 19, uma luta que é de todos, desejamos que o Executivo continue a apoiar as pessoas, as Instituições de solidariedade Social, as Corporações de Bombeiros, a actividade social e económica.
Desejamos também para o Ano de 2021 que o Executivo tenha uma próxima e efectiva colaboração com o Governo do País no âmbito do combate à pandemia, na descentralização principalmente na área da Habitação Social com a qualificação da Habitação do IHRU e a sua posterior passagem para a Câmara, também na transferência das Áreas Portuárias com a também transferência da antiga Lota e da Zona ribeirinha de São Jacinto. Desejamos também que nesta estreita colaboração com o Governo os Aveirenses recebam a boa nova do lançamento do projecto/obra da expansão/requalificação do CHBV.
Aos Aveirenses, a todos os Aveirenses desejamos um Ano de 2021 positivo, com coisas e realizações positivas e que muito do que ficou por fazer em 2020 se concretize de forma mais positiva ainda em 2021 por isso para 2021 os desejos da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Aveiro são de muita Saúde, Paz, Solidariedade e muitos Sucessos.” – Manuel Prior (PSD)

“Como não poderia deixar de ser, os primeiros votos para 2021 estão obviamente relacionados com a saúde e com a atual situação de pandemia que atravessamos. Pese embora o facto de o início do processo de vacinação permitir acalentar a esperança que 2021 seja um ano de mudança, o caminho a percorrer ainda é longo e exige de todos nós o máximo cuidado e enorme responsabilidade social para com os outros, assumindo que temos de estar vigilantes e manter os comportamentos e as regras recomendadas de forma a consolidar o quanto antes esta mudança. Formulo assim votos para que, em 2021, possamos retomar o quanto antes a normalidade na nossa vida, com saúde, e esperando também que tenhamos a capacidade de reconhecer e valorizar pessoas, momentos e comportamentos que até aqui dávamos como adquiridos, mas cuja pandemia nos fez constatar que efetivamente não o são.
Em termos políticos e autárquicos, faço também votos para que 2021 seja um ano de mudança. Espero que a nível concelhio se assista ao fim de um ciclo político que certamente não deixará saudades aos Aveirenses, sobretudo pela forma arrogante, prepotente e conflituosa frequentemente utilizada, a qual afastou, de forma reiterada, os Aveirenses dos processos de decisão sobre processos cujo forte impacto se revelará mais cedo ou mais tarde na sua vida. Espero que os Aveirense acreditem que existe uma alternativa capaz de fazer mais e sobretudo melhor, envolvendo e respeitando a dignidade das pessoas e sobretudo capaz de gerir numa ótica de proximidade e com uma preocupação muito mais orientada para o bem-estar das pessoas e da sua qualidade de vida. Formulo assim votos para que em 2021 os Aveirense acreditem que é possível voltar novamente a gostar de Aveiro, independentemente da zona do concelho onde se encontrem, do quem são e do que fazem. Finalmente, faço votos para que nos mantenhamos alerta relativamente aos sinais que já aí estão e que nos devem preocupar: não demos a democracia como certa. Esta é uma das aprendizagens que devemos retirar da pandemia que nos assolou: não dar as coisas como garantidas. A democracia poderá ser o pior sistema, se excetuarmos todos os outros. Está nas nossas mãos garantir que a mesma se mantém, antes que seja tarde demais.” – Francisco Picado (PS)

“Entramos em 2021 com a esperança que a campanha de vacinação contra o COVID-19 nos venha a permitir, dentro de alguns meses, retomar as nossas rotinas, a normalidade a que estivemos habituados até ao final de Fevereiro de 2020.
Este retomar da normalidade não depende apenas do trabalho incrível desenvolvido a nível global por vários laboratórios, mas também do comportamento que cada um de nós tiver até que a chamada imunidade de grupo esteja alcançada por via da vacinação.
Com esta imunidade de grupo a ser conseguida, e com a famosa bazuca de fundos comunitários a começar a ser aplicada, será altura da retoma económica se começar a sentir.
Da Câmara Municipal de Aveiro espera-se a continuação daquilo que nos foi demonstrado ao longo dos últimos anos, o aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis para o desenvolvimento do nosso município conjugado com a gestão rigorosa que este executivo tem desenvolvido. Este trabalho, que permite que Aveiro seja um polo de atractividade para novos investimentos, levará a um constante e sustentado desenvolvimento que beneficiará em primeiro lugar os Aveirenses, mas também todos aqueles que aqui investem, trabalham, ou buscam uns dias de férias.
Votos de um 2021 acima de tudo com saúde, o que irá permitir realizar os desejos e os objectivos de cada um de nós.” – Jorge Greno (CDS)

“2020 foi um ano extremamente difícil. A crise social, associada à crise sanitária, aumentou ainda mais as discrepâncias sociais. Muitas famílias viram os seus rendimentos drasticamente reduzidos, muitos e muitas perderam o seu emprego.
Esperamos que 2021 nos permita ultrapassar a pandemia e que existam políticas públicas para ultrapassar a crise social e económica.
Esta pandemia mostrou que os serviços públicos, como o SNS, a Segurança Social, a escola pública, os transportes são essenciais à vida de todos e de todas. Por isso, o Bloco de Esquerda continuará a lutar pelo reforço do investimento nos serviços públicos, que são o garante de igualdade e justiça social. Esse será também o centro das eleições autárquicas. Apresentamo-nos como a alternativa às políticas de direita em Aveiro, de impostos no máximo e serviços públicos no mínimo.
Entramos em 2021 em plena campanha para as eleições presidenciais onde Marisa Matias enaltece o papel e a necessidade de uma sociedade solidária que não deixa ninguém para trás. Tem o nosso apoio.” – Virgínia Matos (BE)

“O ano 2021 promete dificuldades para o povo português, mas simultaneamente trará novas oportunidades de esperança e mudança.
Antes de mais, seria fundamental estabilizar a situação sanitária do país em face da pandemia COVID-19, massificar o acesso aos cuidados de Saúde e distribuir os meios preventivos já existentes pela9 população. Ultrapassando-se as supressões às liberdades democráticas e iniciando um processo de recuperação económica, que desenvolva o país, que redistribua a riqueza, valorizando a produção nacional, o investimento e os serviços públicos.
Em Aveiro aguardam-se muitas batalhas. Pela recuperação pública de serviços públicos concessionados(como nos transportes), pela elevação da participação da população nos destinos do Município ou pela diminuição da carga fiscal. E o PCP estará deste lado, dos aveirenses.
A 22 de Janeiro haverá eleições presidenciais, constituindo um primeiro momento de oportunidade para a mudança. Mudança, apenas possível com a candidatura patriótica e de esquerda, ancorada nos valores de Abril e do progresso social, protagonizada por João Ferreira.
Esperança e Mudança, são estes os nossos votos para 2021.” – Filipe Guerra (PCP)

(em atualização)

Publicidade, Serviços & Donativos