Aveiro: Conselho Municipal de Educação debateu Plano Estratégico Educativo

319
Aveiro, Paços de Concelho.

Decorreu na passada terça-feira, dia 09 de abril de 2024, no pequeno auditório do Centro de Congressos, a segunda reunião do Conselho Municipal de Educação de Aveiro do ano letivo de 2023/2024.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Nesta reunião, liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, acompanhado do Vereador do Pelouro de Educação, Rogério Carlos, foi efetuado um ponto de situação sobre várias matérias da área da Educação, nomeadamente sobre o processo de Descentralização, o plano de obras em edifícios escolares, que concretizam a implementação da Carta Educativa do Município e as reuniões tidas com os parceiros, nomeadamente as Associações de Pais.

Por outro lado, foi efetuada uma análise ao funcionamento do ano letivo 2023/2024, com especial destaque para a concretização do PAEMA (Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro), destacando a forte adesão da Comunidade Educativa à vasta oferta de atividades promovidas pelo Município.

O ponto da ordem de trabalhos de maior destaque diz respeito à análise da proposta do Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro (PEEMA), que gerou uma discussão profícua e um conjunto de contributos que serão vertidos para a versão final do Plano. É de realçar que o PEEMA pretende definir uma estratégia de afirmação da identidade de Aveiro como território educativo nas várias etapas da vida, ao longo da vida, estando estruturado nos seguintes eixos de atuação:

Eixo 1 – Promover uma escolarização de qualidade “Uma Educação para o Sucesso”;
Eixo 2 – Apostar no conhecimento ao longo da vida;
Eixo 3 – Aveiro: Município da Tecnologia e da Inovação “Uma Educação para Todos”;
Eixo 4 – Cultura e Património Cultural e Ambiental;
Eixo 5 – Promoção dos Valores de Cidadania;
Eixo 6 – Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis.

O PEEMA tem por base uma metodologia participativa, pelo que a versão final deste Plano será submetida a aprovação em Reunião de Câmara e, posteriormente, colocada à discussão pública.

Câmara de Aveiro

a href=”https://whatsapp.com/channel/0029VaALKlm4yltFfRCmbJ2z” target=”_blank” rel=”noopener”>Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780